Cotidiano

Prefeito Eduardo Paes critica fim do Ministério da Cultura

RIO — O prefeito do Rio, Eduardo Paes, criticou o fim do Ministério da Cultura, que no governo do presidente em exercício Michel Temer foi incorporado ao Ministério da Educação. A medida foi também alvo de críticas de muitos artistas e produtores e deu origem a uma carta aberta do movimento Procure Saber pedindo que Temer reconsidere a decisão.

— Acho que foi um erro incorporar a pasta da cultura à educação. Agora, precisamos fazer uma mobilização tranquila e serena. Eu vou buscar de alguma maneira ajudar nesse processo, apoiar na articulação, no entendimento e no diálogo — disse Paes.

A declaração de Paes foi dada durante o lançamento do Passaporte Cultural Rio, que dará gratuidade e descontos em mais de 700 atrações culturais. O programa foi lançado nesta sexta-feira no Museu do Amanhã, na região portuária da cidade. 

Também nesta terça-feira o novo ministro da Educação e Cultura, Mendonça Filho, se apresentou aos funcionários da pasta e anunciou Maria Helena Guimarães de Castro como secretária-executiva da pasta. Auxiliar dos governos Geraldo Alckmin e José Serra, em São Paulo, Maria Helena já foi a número dois do MEC na gestão do ex-ministro Paulo Renato, durante o governo FHC.