Cotidiano

Prefeito de Santa Helena é cassado

Por seis votos a três, a Câmara de Santa Helena cassou o mandato do prefeito Airton Copatti (MDB). A sessão para votação do impeachment teve início na tarde de ontem e terminou apenas por volta das 2h da madrugada desta sexta-feira. Ela foi realizada nas dependências da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santa Helena) devido à grande quantidade de pessoas que foram assistir.

O prefeito acompanhou parte da sessão, acompanhado de familiares e do deputado estadual Ademir Bier, usou a tribuna, e não esperou pelo resultado da votação.

Para que o impeachment fosse aprovado, era necessário ao menos dois terços dos votos.

A denúncia contra o prefeito foi protocolada dia 27 de fevereiro pelo secretário do Observatório Social do Município, Rafael Rodrigo de Lima. A acusação era de que Airton havia cometido duas irregularidades: a concessão de gratificação a servidores e nomeações que se enquadram como nepotismo.

Em 6 de março, também por seis votos a três, os vereadores acataram a denúncia e foi formada uma comissão processante, composta pelos vereadores Valdonir Luis Weizenmann (PSL) (presidente), Valdecir Noro (PP), como relator, e Edson Wamms (MDB) (membro). Após as investigações, que incluíram depoimento do próprio prefeito, o relatório foi concluído, apontando para a cassação do prefeito.

Ao falar na tribuna, Airton Copatti disse que não cometeu crime algum, classificou o processo como uma “injustiça muito grande” e que não havia razão o pedido de cassação. Sua defesa acrescentou que a denúncia é infundada e política.

Assume o comando da Prefeitura de Santa Helena o então vice-prefeito Evandro Zado Grade (PDT).