Cotidiano

Prefeito de Ciudad del Este busca reunião no Brasil pela abertura da fronteira

Vale lembrar que questões de fronteira são tratadas na esfera federal

Prefeito de Ciudad del Este busca reunião no Brasil pela abertura da fronteira

O prefeito de Ciudad del Este, Miguel Prieto, vem tentando de todas as maneiras uma alternativa para que a Ponte Internacional da Amizade, principal ligação entre o Brasil e o Paraguai, seja reaberta. Uma delas é uma possível reunião, ainda não confirmada, envolvendo tanto o prefeito de Ciudad del Este, quanto o de Foz do Iguaçu, Chico Brasileiro, além do governador do Paraná, Ratinho Júnior.

A reportagem do Portal da Cidade entrou em contato com Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Foz do Iguaçu, que confirmou o pedido de reunião, mas que ainda não havia informação do local e nem a data, já que o prefeito de Ciudad del Este buscava se reunir também com o governador de Alto Paraná, província onde está localizada Ciudad del Este, e o governador do Paraná. Uma conversa entre o prefeito e o ministro do Interior Euclides Acevedo já teria ocorrido. Vale lembrar que questões de fronteira são tratadas na esfera federal, com os governos estaduais e municipais tendo pouca influência em decisões dessa parte.

Caso a reunião de fato ocorrer, Miguel Prieto pretende propor uma reabertura gradual da Ponte da Amizade, para que as pessoas comecem a trabalhar cuidando de todos os protocolos sanitários levantados pelo governo paraguaio. “Se não abrirmos a Ponte da Amizade, isso vai piorar e talvez Ciudad del Este não se recupere economicamente, procuraremos uma maneira consensual ou um mecanismo para uma reabertura gradual da ponte da amizade para que as pessoas comecem a trabalhar”, declarou o prefeito da cidade paraguaia.

Até o dia 5 de julho, o Paraguai havia confirmado 2.427 casos de covid-19, com 20 mortes e 1.166 recuperados. É um dos países da América do Sul com menos casos confirmados da doença.