Saúde

Prefeito de Cidade do Leste acredita que ponte reabre até o fim de setembro

Em entrevista à Rádio Nacional do Paraguai, a diretora de Migração, Ángeles Arriola, confirmou que o decreto, apesar de não ter efeito imediato, é, sim, um primeiro passo para a negociação com os países vizinhos para a reabertura das fronteiras

Prefeito de Cidade do Leste acredita que ponte reabre até o fim de setembro

Cidade do Leste – O prefeito de Cidade do Leste, Miguel Prieto, está otimista quanto à reabertura da fronteira do Paraguai com o Brasil. Em entrevista à imprensa paraguaia, Prieto diz estar com esperança de que o presidente Mario Abdo Benítez (Marito) autorize a reabertura da Ponte da Amizade até o fim de setembro. Isso devido ao decreto emitido pelo governo paraguaio na terça-feira (8), que habilitou o posto de migração da Ponte da Amizade para a entrada de estrangeiros.

Embora, o decreto seja válido apenas para voos “borbujas” comerciais para o Uruguai, o prefeito diz que a flexibilização já mostra uma pré-disposição do presidente em reabrir a fronteira: “Acredito que a disposição de flexibilizar os postos de controle é importante. É um passo para que até dia 26 de setembro, data em que o Brasil deve reabrir a fronteira, nós possamos fazer o mesmo”, avalia Prieto.

Em entrevista à Rádio Nacional do Paraguai, a diretora de Migração, Ángeles Arriola, confirmou que o decreto, apesar de não ter efeito imediato, é, sim, um primeiro passo para a negociação com os países vizinhos para a reabertura das fronteiras: “Esse decreto nos ajuda a regulamentar para que em um futuro imediato sejam iniciadas as negociações com os países vizinhos para uma abertura gradual de fronteiras” afirmou.

A Ponte da Amizade está fechada desde 17 de março. Apenas caminhões com cargas são autorizados a entrar e a sair do país.

Prieto ressalta que, para reativar a economia de Cidade do Leste, é fundamental que a ponte esteja aberta: “Espero que o governo se anime e possamos trabalhar e passar esta nefasta página da história que está empobrecendo a nossa querida cidade. Vejo como uma antessala a abertura total depois do dia 26, quando me dá muita esperança de que se abra a Ponte da Amizade e que a gente possa trabalhar e dar vida ao microcentro”, salientou.

Empresários têm realizado seguidos protestos pela reabertura da fronteira, alertando para a grave crise e os milhares de desempregados.