Cotidiano

Prefeito de Bogotá atribui ao ELN explosão que feriu 26 pessoas

COLOMBIA-BLAST_BULLFIGHTING-GEJ34FSUP.1.jpgBOGOTÁ – O prefeito de Bogotá atribuiu ao Exército de Libertação Nacional (ELN) ? maior guerrilha ativa hoje na Colômbia ? a responsabilidade pela explosão que deixou 26 feridos, principalmente agentes da polícia, na manhã de domingo perto da praça de touros de Bogotá.

? Sim, esta é uma das hipóteses mais fortes ? disse Enrique Peñalosa ao ser questionado numa rádio sobre uma possível responsabilidade pelo ataque à praça La Santamaría. bogotá

De acordo com Peñalosa, a explosão é semelhante a outras registradas no ano passado e atribuídas ao ELN. Ele acredita que, caso a guerrilha seja responsável pelo ataque, a ação poderia ter conexão com os diálogos de paz iniciados após a conclusão das negociações bem-sucedidas do governo federal com as Farc.

? Temos que estar todos muito alertas porque podem estar interessados em fazer atentados.

Tendo pegado em armas em 1964, o ELN tem hoje cerca de 1.500 combatentes. Ninguém reivindicou responsabilidade pela explosão.

Embora inicialmente Peñalosa, presente no local da explosão, tenha informado a morte de um policial, o ministro do Interior, Juan Fernando Cristo, corrigiu a informação e disse que não houve “vítimas fatais”.

“Condenamos atentado com explosivos. Inaceitável uso de violência. A polícia nos informa que agentes estão feridos, não há vítimas fatais”, escreveu Cristo no Twitter.

O presidente Juan Manuel Santos condenou, também pelo Twitter, “o ataque contra policiais que faziam a segurança em La Macarena”.

“Investigações devem avançar para capturar os responsáveis”, disse o presidente colombiano, que manifestou sua solidariedade com os policiais feridos.