Cotidiano

Prefeito assina proposta de lei do "ConstRua Cidadão" na Festa do Trabalhador

Durante a tradicional Festa do Trabalhador do Seminário São José em Cascavel, neste dia 1º de maio – quando se comemora o Dia Mundial do Trabalho – o prefeito Leonaldo Paranhos assinará a minuta de lei para aprovação na Câmara de Vereadores do programa “ConstRua Cidadão". A assinatura está programada para as 11 horas, na presença de 13 moradores em situação de rua que hoje estão acolhidos na Casa Pop em Cascavel.

Voltado a jovens e adultos em situação de rua no Município de Cascavel, o programa prevê a qualificação e a inserção no mercado formal de trabalho. Ele será realizado por meio das secretarias de Assistência Social e de Desenvolvimento Econômico, da Agência do Trabalhador, do Albergue Noturno, com a parceria de empresas privadas e do Sistema S (Sesi, Senai e Senac). A ideia é de que os beneficiados fiquem de três a seis meses no programa atuando em hortas comunitárias, limpezas de praças e outros serviços dessa natureza recebendo bolsa-auxílio enquanto passam por qualificação profissional e depois sejam inseridos no mercado formal de trabalho.

Para efeitos da lei, considera-se em situação de rua os jovens e adultos que se encontram em extrema pobreza, com vínculos familiares interrompidos ou fragilizados, não possuindo moradia convencional e regular, utilizando as unidades de acolhimento noturno ou os logradouros públicos como espaço de moradia e sustento, de forma temporária ou permanente.

Com o ConstRua Cidadão, "o Município mais uma vez busca o resgate da cidadão, pautado-se em ações comunitárias e comprometidas com o bem-estar da população, especialmente a mais carente do Município, além de estar atento ao princípio da dignidade da pessoa humana", destaca o prefeito Leonaldo Paranhos.