Cotidiano

Prefeita de Roma é intimada por escândalo que levou assessor à prisão

download (1).jpg

ROMA – A prefeita de Roma, Virginia Raggi, foi intimada a prestar esclarecimentos em meio a um escândalo que resultou na prisão de Raffaele Marra, seu então chefe de gabinete. Está sendo investigado se houve tráfico de influência na contratação de Renato, irmão de Marra, para chefiar a secretaria de turismo da capital italiana.

“Informei Beppe Grillo (chefe de seu partido, o populista Movimento Cinco Estrelas [M5S]) e cumpri com o dever de informar previsto no código de comportamento do movimento”, escreveu Raggi no Facebook. “Estou muito serena. Tenho completa confiança na magistratura, como sempre. Estamos prontos a dar cada esclarecimento.”

O M5S romano disse, em nota, não ter dúvida do comportamento de Raggi, que sofreu pedidos de renúncia de aliados em dezembro.

A nomeação de Renato Marra foi revogada após o escândalo com Raffaele, maior aliado da prefeita. Em dezembro, ele foi preso por suspeita de corrupção. Antigo braço-direito na Prefeitura, Marra teria recebido propina do empreiteiro Sergio Scarpellini, que também foi detido na mesma investigação.

A história teria acontecido durante o mandato do prefeito Gianni Alemanno, entre 2008 e 2013, em que Marra já era um homem de confiança do então prefeito; no entanto, é um golpe para a prefeita, cuja legenda, o Movimento Cinco Estrelas (M5S), investe em um forte discurso antissistema e anticorrupção.

O caso vem com um tom especial de constrangimento para Raggi, porque ela o defendeu enquanto muitos ? incluindo Beppe Grillo, o fundador do M5S ? pediam a sua demissão. A polêmica começou quando a revista ?L?Espresso? relatou manobras nada transparentes no governo de Roma: Marra seria, na verdade, quem comandava a Prefeitura embaixo dos panos, por conta da falta de experiência da prefeita, uma jovem advogada que chegou ao poder em junho deste ano.

As acusações contra Marra incluem recebimento de propina por Scarpellini ? que seriam comissões da sua construtora ? e tráfico de influência, uma vez que ele teria comprado imóveis por preços muito abaixo do mercado com a sua esposa. De acordo com a revista italiana, ele obteve em 2010 um desconto de quase meio milhão de euros na compra de um apartamento de propriedade de um dos grupos sócios de Scarpellini. Além disso, o empreiteiro é proprietário de edifícios alugados diretamente pela Prefeitura de Roma cujos contratos chegam a valores milionários.