Cotidiano

Prefeita dá exemplo de transparência e combate á corrupção em Foz

Observatório Social, MPF e MPE foram convidados a participar da revisão de todos os contratos da prefeitura.

Foz do Iguaçu – A prefeita Inês Weizemann adotou uma medida histórica em Foz do Iguaçu. Pela primeira vez na gestão municipal, o Observatório Social, Ministérios Públicos Estadual e Federal foram convidados a acompanhar a revisão de contratos e processos licitatórios. 
Os representantes destas instituições se juntam aos servidores da Fazenda, Administração, Procuradoria e Controladoria Interna e um membro da pasta, onde está vinculado o contrato, nos trabalhos da Comissão Especial de Avaliação de Contratos.
A comissão foi apresentada á imprensa durante entrevista coletiva na manhã de hoje. Estiveram presentes a controladora Geral, Marizete Santos, a secretária de Administração, Edineia Riquelme e o procurador Geral, Atanasio Savio. 
De acordo com a prefeita, a medida traz mais transparência aos atos deste novo governo e fortalece o combate á corrupção. A cidade viveu no último ano dezenas de prisões por suspeitas de desvios nos cofres públicos. A prefeita não fará parte da comissão. 
“A comissão terá mais tranquilidade, pois o observatório social também participa. Nossa intenção é passar uma transparência para a população, estamos desacreditados na sociedade, e por isso está na hora de recuperarmos a credibilidade. Será um governo anticorrupção”, observou Inês. 
Os contratos investigados na Operação Pecúlio da Policia Federal também estão sendo analisados. De acordo com a prefeita, o contrato com a Agência de Publicidade Trade foi analisado, e o parecer da comissão foi pela não renovação em função de possíveis irregularidades. Outro que deve receber parecer em breve é o da Luminapar, prestadora de serviço na Iluminação Pública.
Segundo os representantes da comissão, o critério de revisão e análise dos contratos é o vencimento. Aqueles em que consta paralisação de obras também serão analisados com prioridade. 
Ainda de acordo com a Comissão Especial, está em estudo a divulgação dos pareceres no Portal da Transparência para a população ter conhecimento.

Observatório Social

O presidente do Observatório Social de Foz do Iguaçu, Juliano Bicicgo, destaca que o papel do Osfi é garantir lisura no processo. “Costumamos fazer desde o processo licitatório, o que não acontecia, mas que a partir de agora vai acontecer. Será publicado no portal da transparência o edital e o contrato. É interessante ter essa informação, isso da mais transparência para a gestão e facilita o nosso trabalho”, elogiou Juliano.