Cotidiano

Preenchimento labial: Quando parar?

Megan Fox, Juju Salimeni, Donatella Versace e Kelly Key são algumas das celebridades mundiais que já fizeram preenchimento labial. Em alguns casos como o de Megan Fox, o resultado foi elogiado. Já Donatella Versace foi alvo de críticas por exagerar no tamanho dos lábios. Mas afinal: quando saber a hora de parar e qual o melhor produto a ser usado no preenchimento labial?

A médica Milena Tomé, especializada em medicina estética, indica sempre o bom senso: "É preciso não ter pressa para o resultado não ficar exagerado. Podemos preencher de uma vez só, como na maioria dos casos, mas quando o aumento é demais, sugiro fazê-lo aos poucos, em algumas sessões. Assim conseguimos ter noção de como está ficando pois nas primeiras 48 horas a região fica edemaciada, assim o resultado desejado fica longe do exagerado e mais harmonioso".

Ela explica que mulheres e homens podem fazer preenchimento labial, o qual é contraindicado apenas para lactantes, gestantes e pessoas com doenças autoimunes. “A duração varia de organismo, podendo chegar de um ano até um ano e meio. O preenchimento labial pode ser feito com ácido hialurônico, que é um ácido que já temos no nosso corpo e então é mais difícil ter uma reação alérgica a ele. Também pode ser feito com PMMA, mas esse produto é definitivo e geralmente está ligado a uma inflamação crônica. Portanto, depois de alguns anos o paciente começa a ter reação do produto no local onde foi injetado. Pode ser usado também com gordura, mas somente é realizado se o paciente fez uma lipoaspiração. O mais usado é o ácido hialurônico por conta da segurança e dos estudos", detalha Milena.

Onde fazer

O preenchimento labial pode ser feito apenas no contorno, ou só para volume, ou projeção. “Às vezes fazemos para os três casos dependendo do que o paciente deseja. Caso o paciente não fique satisfeito, podemos dissolver totalmente o produto com uma enzima chamada hialuronidase", afirma a médica.