Cotidiano

Preço do barril de petróleo sobe com importações recorde da Índia

253978102_1-7.jpgLONDRES – Os preços do petróleo subiam nesta quarta-feira, impulsionados por dados que revelaram importações recorde na Índia e pelas conversações entre a Organização de Países Exportadores de Petróleo (Opep) e outros países exportadores de petróleo dirigidas a reduzir a produção para pôr fim a uma superoferta no mercado mundial. Ambos os futuros referenciais do petróleo, os contratos do Brent e do West Texas Intermediate (WTI), subiram mais de 10% desde o fim de setembro ante as previsões de que os principais produtores congelariam ou reduziriam a produção para conter o excesso do petróleo. Os futuros do Brent subiram 25 centavos, atingindo US$ 52,66 o barril, por volta das 8h55 (horário de Brasília). Já os contratos WTI, nos Estados Unidos, teve alta de 24 centavos, sendo cotado a US$ 51,03 o barril.

Operadores da Ásia disseram que os preços do petróleo foram impulsionados pelas importações do produto da Índia, que aumentaram 4,4% em setembro em relação ao mês anterior, atingindo um recorde de 4,47 milhões de barris por dia (bpd), com uma alta interanual de 17,7%.

A possibilidade de que os membros da Opep e os que não fazem parte do grupo, como Rússia, coordenem um corte de produção apoiará os preços acima da marca de 50 bpd, segundo participantes do mercado.

No entanto, continua havendo dúvidas quanto às intenções dos principais fornecedores, com Arábia Saudita e Irã, e sobre a eficcácia de qualquer acordo para frear a produção. Funcionários de grandes produtores de petróleo, entre eles da Rússia, estão reunidos em Istambul esta semana para tentar definir os detalhes sobre os cortes de produção antes do encontro oficial da Opep, em novembro. Ainda assim, analistas se mantêm cautelosos porque ainda consideram incerta a participação da Rússia.

“Um grande número de perguntas ainda estão sem resposta e ruídos procedentes das partes envolvidas podem ser contraditórios”, disseram analistas da PVM em nota.