Cotidiano

Preço da gasolina ficará igual ou acima da paridade internacional, diz Parente

201609271252483810.jpg

NOVA YORK – A Petrobras está se preparando para anunciar uma política de preços para combustível que vai evitar subsídios que retiraram lucros durante o governo anterior, afirmou nesta sexta-feira o presidente da estatal, Pedro Parente, em entrevista à Bloomberg. A estatal, que não ajusta os preços da gasolina e do diesel há mais de um ano, vai estabelecer os valores iguais ou acima da paridade dos níveis internacionais, disse o executivo, que tem feito reiteradas declarações de que a política de preços da companhia será independente.

parente_0710

A companhia planeja implementar mudanças mais frequentes em fatores como os preços internacionais, a taxa de câmbio e sua participação no mercado, afirmou Parente. Segundo o presidente da estatal, a partir de agora, a Petrobras só vai se beneficiar da diferença entre os preços internos e do mercado internacional, sem perdas, sustentou.

Enquanto a Petrobras planeja manter os preços acima dos níveis internacional, a empresa não anunciará uma fórmula específica que engatilharia aumentos ou reduções, disse.

A perspectiva da atribuição de preço foi um dos pricinpais questionamentos em reuniões com investidores este mês, disse Parente, acrescentando que a Petrobras não deixará o governo ditar decisões corporativas.

? Não esperamos ser um braço do governo para controlar a inflação ? declarou.

MAIS COMPETIÇÃO

Enquanto a Petrobras detém quase um monopólio do refino de combustível no Brasil e a infraestrutura mais robusta de importação, a estatal tem enfrentado crescente concorrência à medida que o negócio se torna mais lucrativo. A cadeia de estações de serviço da companhia tem visto sua fatia de mercado recuar nos últimos anos.

? A participação de mercado é muito importante ? disse Parente.

Os brasileiros estão consumindo menos combustível em meio à recessão de dois anos, e concorrentes do setor, como Ipiranga, da Ultrapar Participações, e Raízen, da joint-venture entre Shell e Cosan, aumentaram as importações de combustível para conquistar esses ganhos. Na primeira metade de 2016, as compras externas de diesel da Petrobras caíram 81% frente ao ano anterior, segundo dados do relatório financeiro da estatal no segundo trimestre.

A clareza do processo de definição dos preços ajudará a Petrobras a encontrar parceiros para expandir sua rede doméstica de refinarias, disse Parente. Isso reduzirá o fardo de investimento da companhia, e ter sócios adicionais dificultará o papel dos governos futuros de pressionar a companhia a vender combustível em preço abaixo do custo, afirmou.

? Só por ter parceiros, seria muito difícil sofrer influência externa ? avaliou.