Cotidiano

?Precisamos discutir medidas adequadas a novos riscos?, diz especialista em segurança de voo

201605190745052161_AFP.jpgBERLIM ? Para o especialista em segurança de voo Tim van Beveren, autor de cerca de dez livros sobre desastres aéreos, a queda do Airbus A320 da EgyptAir pode ter sido provocada por uma bomba a bordo, mas também por um problema técnico do avião altamente computadorizado. Egito_2005

A queda brusca, sem dar tempo aos pilotos de emitir SOS, indica que o Airbus foi derrubado num atentado?

Ainda é muito cedo para definir com precisão as causas. Antes, precisamos resgatar e analisar os destroços. Como sempre, a investigação sobre a queda de uma avião é como um quebra-cabeças. Muitas informações que temos até agora são especulações. Mas devemos admitir a possibilidade de um atentado.

As medidas de segurança dos aeroportos ainda deixam espaço aos terroristas para um atentado?

As medidas de segurança não cobrem todos os riscos possíveis. Os terroristas são hoje capazes de reagir ao aumento do nível de segurança nos aeroportos com inovação tecnológica. Hoje é possível acionar uma bomba por celular. Além disso, os aeroportos costumam ter pontos fracos. Precisamos de uma discussão por parte dos governos e das companhias aéreas sobre novas medidas de segurança adequadas aos novos riscos advindos das inovações tecnológicas.

As companhias aéreas fazem tudo para aperfeiçoar o nível de segurança?

Muitas vezes, as companhias levam em conta um certo risco porque estão altamente pressionadas a baixar custos operacionais. Elas dizem que não poupam em segurança quando reduzem os preços das passagens, mas preços baixos a partir de ? 100, o que não é bastante nem para os gastos de combustível, não cobrem os custos com as complexas e caras necessárias medidas de segurança.

O A320 é um dos aviões mais seguros do mundo…

É um avião altamente seguro, mas em situações excepcionais as dificuldades para os pilotos são maiores. É o caso quando o computador fornece informações erradas. Por mais que as companhias treinem os pilotos, há sempre a possibilidade de surgirem problemas que não foram ainda tema de treinos. Lembre a queda do Airbus na viagem do Rio a Paris em 2009. Houve um problema técnico ao qual os pilotos não souberam reagir direito. O A320 é um computador voador.