Cotidiano

Prazo para saque do abono salarial termina em 30 de junho

Aproximadamente 128 mil pessoas no Paraná não sacaram o abono salarial ano-base 2015, segundo levantamento divulgado pelo Ministério do Trabalho. O prazo para saque vai até 30 de junho. “Esse valor pode fazer a diferença nas famílias e ajudar a aquecer a economia”, afirma o secretário da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Júnior. 

O valor do abono é proporcional aos meses trabalhados durante o ano-base 2015. Quem trabalhou durante um mês, por exemplo, receberá o equivalente a 1/12 do salário mínimo, e assim sucessivamente. A fração igual ou superior a 15 dias de trabalho será contada como mês integral. O valor máximo é de R$ 880. 

QUEM PODE SACAR – O benefício é válido para trabalhadores que receberam até dois salários mínimos em carteira assinada no ano de 2015 e faz parte do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). 

Além disso, o trabalhador deve estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e o empregador precisa ter informado seus dados corretamente na Relação Anual de Informação Social (Rais). Para fazer o saque basta comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal. 

COMO SACAR – Para sacar o PIS o trabalhador deve comparecer a uma Agência da Caixa Econômica Federal. Já o saque do Pasep deve ser feito no Banco do Brasil. 

Para saber se você tem direito ao saque, acesse o link verificasd.mtb.gov.br/abono/. A consulta está disponível em relatório por estado e individual pelo nº do CPF ou PIS/PASEP.