Economia

Prazo para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional termina dia 31 de maio

17% dos microempreendedores individuais existentes no Paraná ainda não fizeram a declaração

Prazo para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional termina dia 31 de maio

Quem é MEI (microempreendedor individual) tem até o dia 31 de maio para entregar a Declaração Anual do Simples Nacional, relativa ao exercício do ano de 2020. A obrigação é válida mesmo para empresas que tenham sido encerradas ao longo do ano passado. Até o momento, em todo o Paraná, já foram entregues 83% das declarações previstas.

Para fazer a declaração anual, o MEI tem três possibilidades.

Uma delas é acessar a página GOV.BR e seguir as orientações de como proceder, na aba de serviços e em seguida “Faça sua declaração anual de faturamento”. É preciso que o MEI fique atento quanto ao acesso já que o antigo site do Portal do Empreendedor foi desativado desde o ano passado.

Outra possibilidade é instalar gratuitamente o aplicativo Meu Sebrae e tirar dúvidas por meio do chat.

Também é possível procurar orientação gratuita nas Salas dos Empreendedor. “O microempreendedor individual que não declarar seus rendimentos relativos a 2020 estará sujeito a multa, no valor mínimo de R$ 50, ou de 2% ao mês ou fração, incidentes sobre o montante de tributos decorrentes das informações prestadas na DASN”, explica a consultora do Sebrae/PR, Carla Selva.

O MEI precisa enviar à Receita Federal o total do faturamento do ano anterior, discriminando apenas as vendas realizadas com ou sem emissão de documento fiscal. Existe um modelo de relatório também disponível no mesmo link “Faça sua declaração anual de faturamento”.

“Vale destacar que o envio da DASN-MEI é gratuito. O microempreendedor individual que tiver atrasos no envio equivalente aos últimos três anos pode ter o CNPJ anulado pela Receita Federal, além da aplicação de multa”, frisa a consultora do Sebrae/PR.

 Como fazer a DASN?

– Faça um relatório das receitas obtidas a cada mês (no site do Empreendedor existe um modelo);

– Não se esqueça de conferir se o valor das notas fiscais emitidas foi anotado corretamente no seu relatório;

– Depois de conferir todos os valores, o MEI tem até 31 de maio para enviar a declaração do ano passado, apenas pela internet.