Cotidiano

Prazo do MEC para desocupação de escolas termina nesta segunda

2014_766842702-2014_766649320-2014110856745.jpg_20141108.jpg_20141109.jpg RIO- Termina nesta segunda-feira o prazo estabelecido pelo Ministério da Educação (MEC) para que os estudantes desocupem escolas, universidades e institutos federais que sediarão o Exame Nacional do Enem Médio (Enem). De acordo com o MEC, caso a recomendação não seja atendida, a prova será cancelada nesses locais e haverá outro exame para os candidatos afetados. enem

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nota informando que nesta terça-feira o órgão receberá um boletim do Consórcio Aplicador do Exame informando as condições dos locais de prova, a partir daí será fixada uma lista das instituições que terão a prova cancelada devido às ocupações. A justificativa do MEC para cancelar a provas nessas localidades é que não haveria tempo hábil para promover a logística necessária ao exame.

Em um balanço divulgado pelo Ministério há cerca de duas semanas, 181 locais de prova estavam ocupados por estudantes que protestam contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que estabelece um teto de gastos para o Governo Federal, e contra a reforma do Ensino Médio. No total, 95 mil alunos deixariam de fazer a prova em caso de cancelamento.

Na último dia 21, a Advocacia Geral da União (AGU) divulgou nota afirmando que cobrará na justiça eventuais prejuízos pela não realização do Enem nessas localidades. Segundo o órgão, “outras medidas poderão ser avaliadas caso a caso ou conforme a evolução dos fatos”.
Um balanço da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) revelou que há 1.177 locais ocupados em todo o país, entre eles aqueles que receberia a prova do Enem. Não há um balanço nacional oficial. Os números locais, no entanto, são diferentes. É o caso do Paraná, por exemplo, onde a Ubes diz que há 843 estabelecimentos, enquanto a Secretaria de Educação fala em 491.