Cotidiano

Prazo de inscrição para o Enem 2016 termina nesta sexta

O prazo para se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano se encerra nesta sexta-feira, às 23h59. Até o momento, pelo menos seis milhões de pessoas já realizaram inscrição para a prova, que acontece nos dias 5 e 6 de novembro. O Enem é a principal via de acesso às universidades públicas brasileiras e também é requisito para participar do Fies e do Prouni.

Os interessados devem acessar a página do Enem 2016 e, depois de fazer a inscrição, pagar a taxa de R$ 68 em qualquer agência bancária, dos Correios, ou em casas lotéricas até 25 de maio. Estudantes da rede pública que concluem o ensino médio este ano estão isentos da taxa, assim como os candidatos de baixa renda.

Quem precisar de atendimento especializado deve informar no ato da inscrição o recurso necessário para fazer a prova. Pessoas com problemas de visão ou qualquer outra deficiência têm direito a pedir auxílio, assim como gestantes, lactantes, idosos, estudantes hospitalizados e sabatistas. De 1 a 8 de junho,os que se enquadram nesse grupo devem enviar documentação que comprova sua condição.

Oito milhões de candidatos

O Ministério da Educação e Cultura (MEC) estima que cerca de oito milhões de pessoas se inscrevam nesta edição. Em 2015, 5,8 milhões fizeram a prova. No primeiro dia, os candidatos terão quatro horas e 30 minutos para responder 90 questões de múltipla escolha de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No segundo dia de prova, serão cinco horas e 30 minutos para 90 enunciados de Linguagens, Matemática e redação.