Cotidiano

Praticidade e juros menores atraem brasileiros para o crédito consignado

credito2.jpgQuando Marlene do Valle Bahia, de 64 anos, recorreu ao crédito consignado pela primeira vez, há alguns anos, buscava um jeito prático e financeiramente viável de organizar as contas habituais e os gastos extras, que surgiam com certa frequência. Desde então, manteve o modelo como aliado não apenas para as questões da rotina, mas também para a realização de sonhos, como a reforma da casa em que vive com o marido, seu parceiro há mais de quatro décadas.

? Conto sempre com a orientação da Juliana, minha gerente. Ela tem paciência, me aconselha e mostra que experiência faz toda a diferença ? diz.

O desconto automático na folha de pagamento, um dos principais diferenciais do crédito consignado, foi um dos fatores responsáveis pela escolha de Marlene. O outro foi a taxa de juros, bem inferior a de outras opções de empréstimo.

Leia também:Os dois motivos colaboram para explicar o aumento da procura por esse modelo de empréstimo no Brasil. Segundo informações do Banco Central, o crédito consignado cresceu 47% no país nos últimos quatro anos.

Para completar, a solicitação do serviço tem sido cada vez mais fácil. No Banco do Brasil, ela pode ser feita nas agências físicas, nos caixas eletrônicos, também por meio de correspondentes ?Mais BB? ou na internet pelo site do Banco do Brasil.

O limite máximo do empréstimo pode chegar a R$ 500.000,00 e as parcelas mensais podem ser renegociadas. Além disso, a carência para o pagamento da primeira parcela é de até 180 dias.

credito2_b.jpgA lei brasileira estipula que o consumidor tem direito à portabilidade, caso decida transferir seu acordo de um banco para outro.

? Tive contas em outros bancos, até decidir ficar apenas com a do Banco do Brasil. Encontrei ótimo atendimento e taxas melhores. Tenho certeza de que foi uma boa escolha ? conta Marlene, cliente há 20 anos.

Como obter um crédito consignado com segurança

Antes de realizar um empréstimo, é essencial ter em mente quanto da renda pode ser comprometida com as parcelas. Lembre-se: o propósito do serviço é ajudar a colocar ordem nas questões financeiras, e não aumentar as preocupações relacionadas ao assunto.

A recomendação dos especialistas é não comprometer mais de 30% da sua renda mensal com o pagamento do empréstimo, a fim de manter o equilíbrio orçamentário da família. Por isso, o planejamento e a escolha de uma instituição preocupada com o uso consciente do crédito são fundamentais.

Os gerentes do Banco do Brasil estão capacitados para auxiliar seus clientes na hora de administrar as finanças, alinhados à premissa do uso responsável do crédito. Mais do que ofertar crédito, o objetivo deles é informar como o dinheiro pode ser utilizado de forma responsável e ajudar a realizar sonhos e apoiar as conquistas de milhões de brasileiros.

De maneira geral, outras dicas podem ajudar a organizar suas contas com tranquilidade e a evitar problemas ao optar pelo empréstimo nesse modelo: evite fornecer dados pessoais a desconhecidos; formalize o crédito apenas junto aos consultores e canais oficiais da instituição financeira e sempre solicite o custo efetivo total (CET) da operação de crédito.

Quem tem direito ao crédito consignado do Banco do Brasil

Qualquer pessoa com vínculo empregatício em empresas privadas ou órgãos públicos, além de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode solicitar o serviço. A condição essencial é que a fonte pagadora do salário ou benefício previdenciário tenha convênio ativo para consignação em folha com o banco.

Para mais informações, acesse o site do Banco do Brasil ou dirija-se a uma agência.

*Sujeito a aprovação cadastral e disponibilização da margem consignável. Antes de contratar operações de crédito, certifique-se de que as prestações cabem no seu orçamento.