Cotidiano

Praias artificiais deixam o Rio Sena com jeito de balneário em Paris

201607200830401628_AFP.jpgRIO – Mesmo sem um sol muito convincente, deu praia em Paris nesta quarta-feira, 20 de julho, primeiro dia do projeto Paris Plages. As praias artificiais e temporárias ficarão abertas até 4 de setembro em três pontos da capital da França, incluindo um trecho do Rio Sena.

BV Paris

A maior das “praias” de Paris fica ao longo da Voie Georges Pompidou, na altura da Île de la Cité. Entre a Pont des Arts e a Pont de Sully, a margem norte do Rio Sena recebeu parquinhos para crianças, instalações artísticas, áreas para churrascos e piqueniques, posto de troca de livros e, o mais importante, uma faixa de areia com espreguiçadeiras e guarda-sóis, que ficará exatamente entre as pontes Notre-Dame. Outro destaque será uma exposição “Reino de Netuno”, com peças e material produzido pelo Museu do Louvre.

Perto dali, em frente ao Hôtel-de-Ville, outra grande área foi coberta com areia. Mais afastada do rio, o espaço tem redes de vôlei de praia e palco e telão para apresentações musicais.

201607200956072897_RTS.jpgA terceira “praia” fica às margens da Bassin de la Villette, ao norte do Canal de Saint-Martin, no 19º arrondissement. Nos dois lados do canal, por cinco quarteirões, foram distribuídas espreguiçadeiras, mesas de totó, tablados para aulas de dança, pistas de boloudrome (um parente da bocha) e píeres para caiaques e barcos a remo. Também haverá atividades culturais promovidas pelo Museu Nacional da Marinha sobre a história náutica da França.

A abertura da 15ª edição do Paris Plages acontece menos de uma semana após o atentado terrorista em Nice, na Riviera Francesa. Por isso se nota uma grande quantidade de policiais patrulhando as praias artificiais, muitos de bicicleta.

A programação completa das atividades e eventos pode ser vista aqui.