Cotidiano

Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, é totalmente reaberta

201605281318175160.jpgRIO ? A Praça Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, ganhou um colorido que não via há praticamente quatro anos, quando começou a ser fechada para as obras da Linha 4 do metrô. Os tapumes deram vez aos balões coloridos e à movimentação intensa de pessoas de todas as idades. Totalmente reaberta ao público neste sábado, com a conclusão das obras, o local dividiu opiniões. Entre elogios à “nova praça”, não faltaram críticas ao replantio de árvores retiradas, considerado insuficiente por muitos frequentadores.

O conselheiro tutelar Rodrigo Moreira criticou o plantio de palmeiras por conta da espécie não oferecer sombra como outras árvores presentes na praça anterioremente.

? As árvores centenárias retiradas com a promessa de serem replantadas ainda não estão aqui. Aí plantaram palmeiras que não fazem sombra. No verão vai ser difícil ? opina Moreira.

O morador de Ipanema também criticou os banheiros fechados:

? Aqueles dois banheiros estão de enfeite há dois anos e não foram inaugurados. Eu acho importante ter banheiros porque, em dias de feira, os feirantes utilizam a praça para urinar em torno do lago. Os banheiros químicos que chegam para eles são insuficientes, são quase 600 feirantes ? disse.

Já para a aposentada Suzana Ferreira, a praça não mudou drasticamente:

? Está maravilhosa, muito bem cuidada. Está similar ao que era antes ? opinou.

O secretário estadual de transportes, Rodrigo Vieira, esteve no local, que não contou com uma cerimônia de inauguração. A escolha foi deixar que as pessoas ocupassem a praça. Vieira defende que a arborização inicial se mantém:

? A praça está sendo devolvida com suas características originais. O instituto de patrimônio histórico da prefeitura desenhou conosco todo esse paisagismo, fez a seleção das espécies que acrescentamos à praça. Além das árvores que estavam aqui e que foram transplantadas, acrescentamos 247 elementos arbóreos de vegetação ? disse.

Vieira também falou sobre o futuro esquema de funcionamento da nova linha do metrô:

? Vamos trabalhar com trens a cada oito minutos. Isso nos dará a capacidade de transportar 11 mil pessoas por hora e por sentido. Temos que fazer com que o público seja compatível com essa capacidade. Por isso, vamos começar uma operação no dia 1º de agosto. Durante o perído olímpico e paralímpico, os portadores de tickets e credenciados para eventos da Olimpíada do Rio poderão usar a linha. No dia seguinte à paraolimpíada, começa outra etapa. O metrô vai estar aberto para todas as pessoas entre 11h da manhã e 15h da tarde. Até o final do ano, vamos ampliando o horário de funcionamento e reduzindo o horário dos trens ? informou.