Cotidiano

PR tem mais de 100 unidades com certificação de qualidade

Dezoito delas são do Oeste, todas na categoria bronze

Foz – O Governo do Estado fechou o ano de 2016 com 122 unidades de saúde contempladas com o selo de qualidade da atenção primária. O título é um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pelas equipes de saúde que atuam no atendimento direto à população. A expectativa é que outras dezenas de unidades paranaenses recebam a certificação nos próximos dois meses.

De acordo com o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, a concessão dos selos faz parte de um programa inédito do Estado, criado para fortalecer a atenção primária. “É uma maneira de valorizar os profissionais que se empenham diariamente na melhoria das condições de assistência à população. O objetivo é mostrar que é possível oferecer um atendimento digno e resolutivo em todos os municípios”, destacou.

Implantado em 2014, o projeto de Tutoria da Secretaria de Estado da Saúde já beneficia 524 unidades de saúde, em 308 municípios. Todo o trabalho é orientado e acompanhado por profissionais das regionais de saúde. A ideia é aprimorar a gestão da qualidade dos serviços prestados através de mudanças no modelo de gerenciamento de riscos, processos e resultados.

Segundo o superintendente de Atenção à Saúde, Juliano Gevaerd, o projeto propõe mudanças na rotina de trabalho das unidades. “A prioridade é garantir a qualidade e a segurança da assistência ao paciente. Por isso, orientamos as equipes municipais a adotarem protocolos e ações específicas neste sentido”.

Categorias

Os selos de qualidade do APSUS foram divididos em três categorias: bronze, prata e ouro. Para recebê-los, é preciso que a unidade atinja desempenho satisfatório em uma rígida avaliação da Secretaria da Saúde. Cada categoria diz respeito a um nível de qualidade diferente.

Ao longo de todo o mês de dezembro, foram realizadas solenidades de entrega de selos em 16 regiões. No Oeste, as regionais de Foz do Iguaçu e Toledo foram contempladas. Na 9ª Regional, 10 unidades de saúde receberam o selo de certificação de qualidade, cinco em Matelândia, duas em Missal e duas em Itaipulândia, todas na categoria bronze. Já na 20ª Regional de Toledo, oito unidades receberam a certificação, que se enquadram na categoria bronze. São elas: Assis Chateaubriand (3), Palotina (2), Mercedes (1), Nova Santa Rosa (1) e Toledo (1).