Cotidiano

PR tem mais de 10 mil ofertas de trabalho; no Oeste são 1,3 mil vagas

Para se encaixar nessa vaga de aprendiz o candidato deve estar cursando o ensino médio ou ter terminado e apresentar documentação pessoal como RG, CPF, título de eleitor, dispensa do exército (para homens), histórico escolar e certidão de nascimento

Palotina - 10-10-2020 - Cooperativa C Vale - Industria de Aves e Tilapia  - Foto : Jonathan Campos / AEN
Palotina - 10-10-2020 - Cooperativa C Vale - Industria de Aves e Tilapia - Foto : Jonathan Campos / AEN

 

 

Cascavel – Mais uma semana começou com Agência do Trabalhador de Cascavel, a exemplo de diversas cidades do Paraná, com muitas oportunidades de emprego para quem quer trabalhar com “carteira assinada”. Em Cascavel, foram abertas neste início de semana (16), 70 vagas para auxiliar de linha de produção de aprendiz, que tenha entre 18 a 23 anos. Além dessas, a agência conta com mais uma série de vagas em diversas áreas.

Para se encaixar nessa vaga de aprendiz o candidato deve estar cursando o ensino médio ou ter terminado e apresentar documentação pessoal como RG, CPF, título de eleitor, dispensa do exército (para homens), histórico escolar e certidão de nascimento. O horário de trabalho é das 7h às 11h e de tarde a pessoa fará o curso no Senai de Aprendizagem Industrial das 13h às 17h. O salão é de R$ 1101.81, com transporte próprio da empresa e refeitório.

 

Estado e região

O mercado de trabalho do Paraná continua em alta para quem está em busca de emprego e a semana iniciou com a oferta de 10.254 vagas nos postos avançados e nas Agências do Trabalhador do Estado. O destaque para as regionais de Toledo que tem 1.631 vagas, Umuarama com 1.229 e Cascavel com 1.090. Na região de Toledo, o maior número de vagas é para auxiliar de linha de produção, abatedor de aves, abatedor de porco e pedreiro. Apenas para auxiliar de linha de produção a oferta é de 313 vagas.

Entre as 1.090 vagas de Cascavel, destaque para auxiliar de linha de produção, com 502 vagas; magarefe (corte e beneficiamento de bovinos, porcos e aves), com 80; professor de séries iniciais, com 37; e safrista (trabalhador para o período de safra), com 25. As Agências do Trabalhador do Estado também estão intermediando vagas para comércio e serviços, com trabalho para vendedor e atendente de lanchonete; e na agricultura, com chamados para trabalhadores das culturas de maçã e cana-de-açúcar e safristas.

Os interessados devem buscar orientações entrando em contato com a unidade de seu município. Para evitar aglomeração, a sugestão é para que o atendimento seja feito com horário marcado. O agendamento deve ser feito no site da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho.

 

Pleno emprego

O Governo do Paraná divulgou ontem (16) que devido as sucessivas quedas na taxa de desemprego nos últimos meses, o estado está cada vez mais próximo do chamado pleno emprego, quando a população economicamente ativa está quase toda ocupada.

Conforme o último recorte do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, no primeiro trimestre deste ano, o índice ficou em 6,8% no Estado, quatro pontos percentuais abaixo da média nacional que é de 11,1% e poucos pontos percentuais acima do que alguns economistas consideram dentro da margem da totalidade da população encaixada, em torno de 4% a 6%.

Os técnicos usam esse indicador porque há uma movimentação natural entre desligamentos e admissões, que pode levar a essa diferença. Para se ter uma dimensão, a taxa de desocupação do Paraná no primeiro trimestre foi 10,8 pontos percentuais. O estado com maior índice foi a Bahia, que chegou a 17,6%, a maior do País no período.

O índice de desemprego do Estado entre janeiro e março deste ano foi o melhor desde o último trimestre, outubro a dezembro de 2015, e um dos menores de toda a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, iniciada em 2012. Além disso, foi ainda o mais baixo de um primeiro trimestre em sete anos.

 

+++

 

Vagas

 

Agente de venda de passagens;

Auxiliar contábil;

Auxiliar de faturamento;

Auxiliar de mecânico diesel;

Auxiliar de pessoal;

Coletor de lixo;

Eletrotécnico;

Motorista de ônibus rodoviário;

Operador de caldeira;

Operador de instalação de refrigeração;

Panfleiteiro;

Pedreiro;

Pintor de veículos;

Recepcionista de consultório dentário;

Separador de material reciclável;

Serralheiro;

Servente de limpeza;

Servente de obras;

Soldador;

Supervisor comercial;

Técnico em manutenção de equipamentos de informática;

Trabalhador rural;

Vendedor interno.