Cotidiano

PR planeja volta às aulas presenciais para maio, mas não de forma unificada

Foto: Geraldo Bubniak/ANPr
Foto: Geraldo Bubniak/ANPr

Curitiba – A Seed (Secretaria Estadual de Educação) projeta a volta às aulas presenciais a partir de maio de 2021, informou a diretora de Planejamento da pasta, Adriana Kampa, em audiência pública na Assembleia Legislativa do Paraná.

Segundo ela, os profissionais de educação do Estado receberam treinamentos e informações para identificar casos suspeitos e sobre como encaminhá-los dentro de um fluxo de atendimento estabelecido pelos protocolos de segurança.

Adriana ressaltou que, em outubro, quando houve uma flexibilização e parte dos atendimentos voltou a ser presenciais nas escolas públicas do Paraná, o índice de contaminação por covid-19 no ambiente escolar foi “baixíssimo”.

“Os casos que tivemos de contaminação aconteceram nas famílias. Nosso índice de contaminação no retorno em outubro de 2020 foi baixíssimo. Onde aconteceu, seguimos os protocolos da Vigilância Sanitária. Toda a nossa rede está equipada, preparada para que a volta seja realizada de forma gradativa. Buscamos isso, mas precisamos estar em consonância com o governo e outras secretarias para termos o aval e a segurança suficiente para não colocar ninguém em risco. A vontade de voltar às aulas é muito grande, mas precisamos ter esse equilíbrio. Temos dados que mostram uma redução nos casos, e isso sinaliza para que nós possamos, em maio, ter esse retorno”, afirmou a diretora.

Contudo, a volta às aulas presenciais em maio, se ocorrer, não será de forma unificada em todo o Paraná. A diretora explicou que cada uma das Regionais de Educação será avaliada individualmente, e aquelas que apresentarem os melhores índices, com maior redução na ocupação de leitos e maior índice de cobertura vacinal, terão prioridade na reabertura.