Cotidiano

PR lança plano de fortalecimento do turismo

No ano passado, as cidades paranaenses receberam 16 milhões de turistas

Curitiba – O lançamento do Masterplan Paraná Turístico 2026 – Pacto para um destino inteligente – marcou o Dia Nacional do Turismo, comemorado ontem. O plano foi lançado em café da manhã na Fecomércio Paraná, com a presença do governador Beto Richa. O encontro reuniu o secretário do Esporte e do Turismo, Dougas Fabrício, o presidente da Fecomércio, Darci Piana, e mais de 100 lideranças do setor.

Elaborado de forma integrada e participativa pelo governo estadual e dezenas de entidades representativas do Cepatur (Conselho Paranaense de Turismo) e das 14 Regiões Turísticas do Estado, o Masterplan prevê ações do setor para os próximos dez anos. O documento foi feito por um grupo formado por representantes do Cepatur, Paraná Turismo, Sebrae-PR, Universidade Federal do Paraná, Associação Branovasileira de Empresas de Eventos e Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.

No ano passado, as cidades paranaenses receberam 16 milhões de turistas. Os principais destinos do Estado são Curitiba, Foz do Iguaçu e o Litoral. Cerca de 23 mil estabelecimentos estão envolvidos na cadeia turística do Estado, gerando cerca de 150 mil empregos. “O Paraná tem muitas potencialidades a serem fortalecidas e este documento demonstra a preocupação e o planejamento de nosso governo e do trade turístico para a área”, disse o governador.