Cotidiano

PP e PRB anunciam apoio a Rodrigo Maia para reeleição na Câmara

BRASÍLIA – Depois de o PSD selar o apoio à reeleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ) para a presidência da Câmara, foi a vez de PP e PRB aderirem, nesta quinta-feira, ao nome de Maia. O apoio do PP é um dos mais importantes até agora, já que a legenda tem a quarta maior bancada da Casa, com 46 deputados.

Presidente nacional do PP, o senador Ciro Nogueira (PI) confirmou ao GLOBO a adesão à candidatura do atual presidente. Nogueira esteve com Maia na semana passada, e ficou combinado que a legenda ocupará a Segunda Secretaria da Mesa Diretora, hoje ocupada por Felipe Bornier (PROS-RJ). O nome do PP ainda não foi fechado, e deve haver disputa na bancada pelo cargo. André Fufuca (MA) é um dos cotados e já anunciou que é candidato ao cargo.

Líder do PP, o deputado Aguinaldo Ribeiro (PB), cotado para assumir a liderança do governo na Câmara ou um ministério, como o da Saúde, deve soltar uma nota nesta tarde confirmando o apoio.

Já o PRB divulgou hoje uma nota de apoio a Rodrigo Maia. Assinada pelo líder da bancada, Márcio Marinho, o partido, que tem hoje a primeira Secretaria da Casa, ocupada pelo deputado Beto Mansur (SP), diz que a decisão levou em conta o bom andamento dos trabalhos na Casa nos últimos seis meses e “a pacificação do ambiente político após período difícil e conturbado”.