Cotidiano

Powell chama Trump de ?desgraça nacional? em e-mail vazado

2016 938684406-201609140958546850_AP.jpg_20160914.jpgWASHINGTON ? Um dos mais fortes ataques até o momento contra o candidato republicano Donald Trump partiu de um membro de seu partido, mesmo que de forma involuntária. E-mail vazados do ex-secretário de Estado americano Collin Powell mostram o general chamando o bilionário de ?desgraça nacional?, de ?pária internacional? que ?está em processo de autodestruição?.

?Não há necessidade de os democratas o atacarem?, diz em um trecho de um correio eletrônico de 17 de junho, enviado a Emily Miller, jornalista e ex-assessora de Powell.

O general tem se mantido discreto durante esta eleição, mas se recusando a discursar na Convenção Nacional Republicana que anunciou a candidatura de Trump. Nos e-mails, no entanto, suas críticas são claras.

Em um de 21 de agosto, ele critica o candidato republicano por questionar se o presidente Barack Obama nasceu nos EUA. ?Todo o movimento sobre o local de nascimento é racista. É o que 99% acreditam. Quando Trump não pode mais manter isso, disse que queria ver se a certidão de nascimento indicava que (Obama) era muçulmano.?

Os e-mails foram postados no DCLeaks.com, site relacionado a outros vazamentos. Powell disse que não comentaria o assunto, mas não negou a autenticidade. Disse ainda que ?os hackers têm muito mais?.

Nos textos, ele critica ainda a candidata democrata à Presidência, Hillary Clinton, sobre a maneira como lidou com a crise provocada por usar um servidos privado na época em que a ex-senadora comandou o Departamento de Estado. Powell se mostra irritado com a tentativa de Hillary comparar o uso do correio eletrônico com o dele ? o general reconheceu ter usado servidor privado para alguns assuntos oficiais, enquanto Hillary usou em grande escala.

?Disse aos assssores de Clinton que estão cometendo um erro ao me envolver, mas continuam fazendo isso?, diz em um e-mail. ?Tudo o que HRC (Hillary Rodham Clinton) toca, arruína com sua arrogância?, escreve em outro. ?Triste, HRC pdoeria ter resolvido tudo dois anos atrás apenas dizendo honestamente o que tinha feito, não ligando o assunto a mim.?