Cotidiano

Povoado rico na Suíça prefere pagar multa de R$ 1 milhão a receber dez refugiados

2016 912748801-lieli_(komunumo_oberwil-lieli)_016.jpg_20160529.jpgLONDRES ? Um povoado na Suíça, um dos mais ricos da Europa, se recusou a cumprir sua parte na cota imposta pelo governo para a recepção de refugiados, votando pelo pagamento de multa de 200 mil libras, cerca de R$ 1 milhão.

Os residentes de Oberwil-Lieli, onde existem 300 milionários em uma população de 2.200, votaram ?não? em um referendo sobre aceitar apenas dez asilados.

A proposta do governo suíço impôs uma cota entre os seus 26 cantões, a fim de cumprir promessa de receber 50 mil refugiados, mas Oberwil-Lieli rejeitou o projeto com 52% dos votos.

? Não os queremos aqui. É simples assim ? declarou morador ao jornal ?Mail Online?. ? Trabalhamos duro a vida toda e temos um belo povoado, e não queremos isso destruído.

Steve Symonds, do Programa de Refugiados da Anistia Internacional no Reino Unido, pede ao Ocidente que assuma sua parte na crise de refugiados.

? Assim como é errado que países ricos deixem para os mais pobres o abrigo a maior proporção da população de refugiados, as comunidades ricas devem compartilhar a responsabilidade com os menos abastados.

Andreas Glarner, prefeito de Oberwil-Lieli, negou que a recusa seja racismo:

? Dinheiro pode ser enviado para ajudá-los, mas trazê-los para cá passa a mensagem errada. Outros virão e vão arriscar suas vidas cruzando o oceano.

?Não queremos Boateng como vizinho?

Uma declaração do vice-presidente do partido de extrema-direita Alternativa para a Alemanha (AfD, na sigla em alemão), Alexander Gauland, sobre o jogador Jérôme Boateng, do Bayern de Munique e da seleção do país, provocou mal-estar e gerou reações do governo, da Federação Alemã de Futebol e nas mídias sociais. Em entrevista publicada no domingo no diário ?Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung?, o político afirmou que ?as pessoas o consideram um bom jogador de futebol, mas não querem um Boateng como vizinho?. Filho de pai ganês e mãe alemã, Boateng nasceu em Berlim e é um dos principais jogadores da seleção campeã mundial.

2016 912732419-201605291354351514_RTS.jpg_20160529.jpgPara o ministro da Justiça, Heiko Maas, a declaração é ?racista? e de ?baixo nível?.

? Quem fala como Gauland deixa cair a própria máscara, e não só como mau vizinho ? afirmou Maas, de acordo como a Deutsche Welle.

Reinhard Grindel, presidente da Federação Alemã de Futebol, descreveu o atleta como um ?jogador excelente e uma pessoa maravilhosa, que se engaja socialmente e é modelo para muitos jovens?.

Nas mídias sociais, centenas de pessoas criticaram Gauland. Diante da repercussão, ele disse ter sido mal interpretado pelo jornalista, o que a publicação negou. A presidente da AfD, Frauke Petry, pediu desculpas pela ?impressão causada?. Boateng não se pronunciou.