Cotidiano

?Poucos me deram ouvido?, diz caseiro que denunciou Palocci

Francenildo.jpgRIO ? Desde que Antonio Palocci foi afastado do Ministério da Fazenda, Francenildo Costa sabia que seu nome voltaria à tona caso o petista viesse a enfrentar a Justiça. Preso na segunda-feira pela Operação Lava-Jato, Palocci enfrentou sua primeira tormenta na vida pública em 2006, quando foi demitido depois de ter seu nome envolvido na quebra do sigilo bancário de Francenildo. Dias antes, o caseiro havia deposto na CPI dos Bingos e revelado que o político era presença constante em uma mansão usada para festas, reuniões de lobby e repartição de dinheiro.

? O sentimento é que na época eu sempre estava falando a verdade. Reunião lá teve, as festinha (sic)teve. Aquela velha história que eu sempre afirmo e até hoje afirmo. Poucos me deram ouvido, poucos acreditaram, né? ? disse Francenildo, em uma entrevista à rádio CBN.

Caseiro de uma propriedade no Lago Sul, região nobre de Brasília, Francenildo foi acusado de denunciar Palocci em troca de compensação financeira. Extratos de sua conta na Caixa Econômica Federal mostravam depósitos totalizando R$38 mil, que, na verdade haviam sido feitos pelo pai de Francenildo. A Caixa já foi condenada em segunda instância a pagar R$ 400 mil de indenização por violar os dados bancários do caseiro, mas há recursos em andamento.

? Eu só fico chateado quando falam em alguma coisa de Palocci, sempre aparece eu (sic) na hora, volta tudo atrás. E o processo, que é bom, não anda ? diz ele.

Como muitos brasileiros, Francenildo se mostra desiludido com os rumos da política (?O pessoal diz que vai fazer o bom e eu não vejo nada, só coisa ruim?), e afirma que não teria nada a dizer para aqueles que, no passado, o acusaram de mentir em seu depoimento.

? Eu não diria nada não. Pra mim já foi, passou. Só que achei ruim a maneira que eles fizeram, né. Foi cruel, foi pesada. É vida que segue, eu tô bem.