Cotidiano

?Postura do Crivella é muito ruim?, diz Freixo

INFOCHPDPICT000062076487

RIO ? O candidato do PSOL à prefeitura do Rio, Marcelo Freixo, voltou a criticar o adversário, Marcelo Crivella (PRB), na manhã desta terça-feira. Freixo afirmou que a postura do oponente neste segundo turno tem sido ?muito ruim?. Assim como já fizera na noite de segunda-feira, durante um ato de campanha no Centro, o candidato do PSOL chamou Crivella de ?covarde? por ter desistido de comparecer aos debates organizados pelo SBT e pelo GLOBO. A Rede Record desistiu de organizar um encontro entre candidatos no segundo turno.

? É uma campanha que (Crivella) começa fazendo uma quantidade enorme de calúnias e difamações a meu respeito, inventando coisas nas redes sociais. O candidato que não tem compromisso com a democracia e com o debate não está pronto para governar o Rio de Janeiro. É uma atitude covarde, é lamentável. Acho que alguém que tudo faz para chegar ao poder tudo faz no poder ? disse Freixo.

O candidato do PSOL esteve nas imediações da creche Padre Nelson Carlos del Mônaco, no Jacaré, Zona Norte, e defendeu a criação de mais creches, para aumentar o número de vagas na rede de educação infantil. Freixo demonstrou preocupação, no entanto, com a questão orçamentária. Em projeto enviado à Câmara de Vereadores, a prefeitura previu uma queda de R$ 1,3 bilhão nas receitas do ano que vem, em comparação com esse ano. Na noite de segunda-feira, a Câmara de Deputados aprovou, em primeira discussão, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 241, que prevê um limite para os gastos do governo federal nos próximos 20 anos. Caso seja implementado, o projeto poderá afetar as transferências da União para estados e municípios.

? Sem dúvida alguma atrapalha. A PEC 241 é de um retrocesso imenso. Aliás, os deputados do partido do Crivella (PRB) votaram a favor. Era bom que ele se pronunciasse sobre isso, dizendo se ele concorda ou não, porque vai limitar o investimento em saúde e educação, o que é uma tragédia. Não é lugar para você economizar no orçamento. Lugar para economizar é não empregar os parentes do (Anthony) Garotinho, não empregar os aliados do PMDB. Ali você economiza. Não gastar dinheiro com aliados políticos, inclusive que ele tenta esconder ? criticou Freixo.

Os 20 deputados do PRB que compareceram à sessão votaram a favor da aprovação da PEC. Já os seis parlamentares do PSOL se posicionaram contra a proposta. Freixo disse que parte da verba para a ampliação da rede virá do corte de cargos comissionados na prefeitura.

? Se pegar os bairros de Mangueira, Benfica, São Cristóvão e Jacarezinho, são 1.300 crianças na fila da creche. É fundamental que a gente garanta vaga na creche para todas essas crianças. Vamos garantir que toda criança de 4 e 5 anos esteja na escola e aumentar o número de vagas nas creches ? disse Freixo, estabelecendo um prazo de dois anos para que toda criança de 4 e 5 anos esteja matriculada.

O candidato do PSOL afirmou ainda que, caso eleito, vai criar uma estrutura de segurança pública ligada ao gabinete do prefeito. Ele defendeu o cruzamento dos dados da incidência criminal, divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), com informações sobre questões sociais. Segundo ele, desta forma, a prefeitura poderia atuar de acordo com as necessidades de cada bairro.

? O gabinete de segurança da prefeitura não tem papel de polícia, mas tem uma ação de prevenção local, de ação social concreta, para terminar com o ciclo de violência. Isso não é feito hoje. A segurança pública não tem diálogo com as ações sociais, e esse talvez tenha sido o grande erro da política de segurança pública do estado. A prefeitura tem que fazer uma intervenção nos locais em que a violência está mais aguda. O projeto das UPPs tem uma série de falhas dese o início. Uma delas foi não saber ouvir, não ter interlocução com moradores para a solução de conflitos. Isso chegou num ponto lastimável, em que a crise é difícil de ser revertida, infelizmente ? afirmou o candidato.