Cotidiano

Postos sem equipamentos

O problema dos postos de saúde de Cascavel vai além da estrutura, ou melhor, a falta dela, na maioria dos casos. Em algumas unidades, não há equipamentos para fazer exames básicos, como o de sangue, por exemplo.

Uma paciente, que preferiu não ser identificada, relatou que foi à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Parque Verde coletar sangue para um exame e, apesar de o atendimento ser de excelente qualidade, tudo foi feito no improviso. “Primeiro que demorou 15 dias para agendar exame. Segundo, não há estrutura para coleta. A etiqueta que vai colada no recipiente com o sangue é feita à mão. Além disso, o curativo é feito com um algodão e um esparadrapo, porque não há material específico”, conta.

Ela afirma ainda que as funcionárias comentaram que o problema se estende também a outros postos de saúde, que ainda não estão adaptados para receber o serviço.

A reportagem do Hoje News entrou em contato com a Secretaria de Saúde que, em nota, afirmou que não há registro de falta de materiais para exames ambulatoriais. Quanto ao material do curativo pós-coleta, o item não é padronizado para compra no município. É recomendado o uso de algodão e fita e não há contraindicação quanto a isso.

Porém, de acordo com a Secretaria de Saúde, há um processo em andamento para aquisição de novos materiais e equipamentos para garantir um melhor atendimento à população.

Os agendamentos de coletas de exames são realizados nas unidades de Saúde de acordo com a demanda e são disponibilizados dois períodos de coleta de exame na semana.

Procedimentos

Esses procedimentos são feitos nas unidades básicas, no laboratório Biovel – que é credenciado no SUS e também no Laboratório Municipal. Na cidade, são, em média, nove mil exames por mês feitos pelo SUS.

No laboratório Municipal, são 148 tipos de exames ofertados. Recentemente ampliou-se a capacidade de atendimento do Laboratório, sendo ofertada análise de exames laboratoriais para todos os serviços componentes da rede de atenção à saúde do Município de Cascavel, bem como a disponibilização de exames de Tuberculose, HIV e Hanseníase para os 25 municípios pertencentes a 10ª Regional de Saúde.