Cotidiano

Postos amanhecem com filas por vacina de febre amarela no Rio

64782579_RI Rio de Janeiro RJ 08-02-2017 - Procura por vacina de febre amarela no CMS Milton Fontes.jpgRIO – Apesar da preocupação das autoridades em priorizar a vacinação contra a febre amarela em 21 municípios que fazem fronteira com Minas Gerais, a quarta-feira amanheceu com filas em postos de saúde na região metropolitana no Rio. No Centro Municipal de Saúde Milton Fontes Magarão, no bairro de Engenho de Dentro, funcionários relataram que já havia fila pela imunização contra a febre amarela antes das 7h da manhã, horário de abertura do posto, levando à distribuiçao de 20 senhas. Às 13h, outras 20 senhas devem ser distribuídas.

O portal G1 relatou também, nesta manhã, que postos no Recreio e na Barra da Tijuca amanheceram com longas filas. No Recreio, às 6h40m, já havia 100 pessoas na fila ? que improvisaram um sistema de distribuição de senhas antes da abertura do posto, às 8h. Por volta de 9h30m, todas as senhas para obter as 100 doses de vacina oferecidas por dia na unidade já haviam esgotado.

Ainda de acordo com o G1, a Clínica de Família José de Souza Herdy, na Barra, tinha fila dando voltas pela unidade logo cedo.

O GLOBO entrou em contato com unidades de saúde em outras cidades da região metropolitana. Funcionários informaram que, em Duque de Caxias, uma greve está afetando o atendimento na unidade que oferece a vacina contra febre amarela ? oferecida apenas sob atendimento, com próxima data disponível apenas para 23 de fevereiro.

Por telefone, a reportagem foi informada também que, em Nova Iguaçu, o único posto que oferece a vacina está exigindo comprovante de viagem para áreas de risco para febre amarela; em São Gonçalo, o documento também estaria sendo exigido.

Conforme mostrou O GLOBO nesta quarta-feira, dos dez postos com que a reportagem conseguiu contato no município do Rio, apenas três têm vacinas em estoque. Clínicas particulares também estão desabastecidas.

O governo estadual está trabalhando com uma estratégia de “cinturão de bloqueio” nos municípios fluminenses que fazem divisa com Minas Gerais ? o estado mais afetado pelo surto de febre amarela. A capital não está incluída na lista de municípios que devem ser priorizados.

Em entrevista ao GLOBO, o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) pediu calma à população, destacando a necessidade de imunização apenas para aqueles que irão viajar para regiões onde a vacina é recomendada, como Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e partes de São Paulo e Bahia.

? Não é para sair vacinando quem não vive nessa região e não viajará para ela ? diz Kfouri. ? Hoje, não existe necessidade de vacinação de rotina contra a febre amarela no Rio (exceto nas áreas do cinturão de bloqueio), um estado que não tem qualquer registro do vírus. Isso só será repensado caso macacos mortos com a doença sejam encontrados dentro do Rio, o que considero pouco provável.