Cotidiano

Pôsteres em Roma acusam Papa de perseguir católicos conservadores

papa.jpgRIO – Diversos pôsteres atacando o Papa Francisco foram espalhados este sábado por Roma. O Pontífice é acusado de atacar católicos conservadores. As imagens foram rapidamente encobertas pelas autoridades da capital italiana.

Os pôsteres, que foram colados entre sexta-feira e sábado por ativistas ainda desconhecidos, estampam uma foto do Papa com um semblante severo e a inscrição: “Onde está sua misericórdia”?

O texto acusa Francisco de provocar diversas intervenções mirando os conservadores da Igreja, incluindo a “decapitação da Ordem de Malta”, em uma referência ao mais antigo grupo católico de cavaleiros, que é conhecido por suas obras de caridade, e cujo grão-mestre entregou sua renúncia a Francisco na semana passada, após dois meses de discussão política. As manobras do Pontífice na Ordem de Malta isolarão ainda mais o cardeal conservador Raymond Leo Bluke, um de seus maiores críticos.

Os pôsteres tornaram-se ainda mais misteriosos porque alguns de seus trechos foram escritos em romanesco, um dialeto presente apenas na região romana e muito ligado à camada popular.

Autoridades pintaram de branco os pôsteres e escreveram a mensagem “propaganda ilegal”, já que eles foram colados sem autorização ou pagamento de uma taxa.

O Vaticano não comentou o assunto. No entanto, o padre Antronio Sprado, um jesuíta que é próximo ao Pontífce, afirmou no Twitter que os pôsteres são um sinal de que Francisco está fazendo um bom trabalho e, portanto, irritando muitas pessoas.