Cotidiano

Posse no Sinteoeste

A nova diretoria do Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos do Ensino Superior do Oeste do Paraná) toma posse hoje, às 15h, na sede do sindicato, na Rua Rubéns Lopes, 904, Jardim Universitário.

Quem assume como presidente para o próximo biênio é o servidor do Huop (Hospital Universitário do Oeste do Paraná), enfermeiro Giancarlo Tozo, que tem como vice a agente universitária Silvia Boffi. O cargo será repassado pela atual presidente Grace Kelly Bourscheid.

Segundo Tozo, uma de suas prioridades é cobrar do governo estadual o pagamento da data-base da categoria, em atraso desde 2015. Além disso, quer manter um relacionamento mais direto com a base e retomar as filiações, que de acordo com o servidor, teve baixa significativa de sindicalizados nos últimos anos.

Quase 60%

A eleição do Sinteoeste ocorreu na terça-feira (21), e com quase 60% dos votos válidos, a Chapa 2 – União, resistência nas lutas e respeito aos servidores, foi a escolhida. Foram contabilizados 669 votos, e destes 403 representaram a chapa de Tozo. Outros 241 foram nulos e 25 em branco.

vésperas do pleito, a Chapa 1 – Sinteoeste sempre na luta, da candidata Francis Mari Guimarães Nogueira, foi impugnada pela Justiça do Trabalho por descumprir o artigo 22 do estatuto do sindicato, que impede a reeleição de membros da diretoria por mais de uma vez. Neste caso, quem descumpria a norma era a própria candidata, que por quatro anos assumiu a vice-presidência do Sinteoeste.