Cotidiano

Posse na Acic: Vasconcelos pede união por aeroporto regional e ferrovia

Cerca de 800 pessoas participaram na noite de sexta-feira, no Tuiuti, da posse festiva da nova diretoria da Acic. Alci Rotta Júnior passou a presidência a Edson José de Vasconcelos. Em um pronunciamento contundente, Vasconcelos defendeu união pelo Aeroporto Regional do Oeste, por um novo traçado à Ferroeste, pelo envolvimento de entidades e líderes nos grandes temas nacionais e pela valorização dos empresários, que segundo ele são imprescindíveis para gerar empregos, riquezas e desenvolvimento.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, entre elas a vice-governadora Cida Borghetti, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, deputados e prefeitos. Vasconcelos disse que presidir uma entidade como a Acic é uma grande responsabilidade, que cresce diante de um país em um dos seus mais delicados momentos. “Estamos presenciando um verdadeiro caos político, fruto de vários anos de omissão, inclusive de cada um de nós”. O setor produtivo tem sido fortemente tensionado, seguiu ele, para citar a busca da eficiência, cortes e foco em inovação como urgentes.

 

FERROESTE

Vasconcelos citou que a Ferroeste é condição existencial para a região. “Hoje, mais de 90% das nossas riquezas seguem ao Porto de Paranaguá por rodovias. Uma inversão de modal grave e que não pode ser aceita”. Ele pediu apoio da Caciopar e do Programa Oeste em Desenvolvimento pela causa e disse que é inadmissível que alguns ainda pensem, por interesses obscuros, que a Ferroeste é inviável.

Conforme Vasconcelos, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e outras entidades assumem a responsabilidade de moldar o projeto ao Aeroporto Regional, que tem que estar pronto em 2030. Também observou que se vive um momento de ruptura nos modelos de negócio devido às tecnologias, e que é preciso reagir para tirar o Brasil de rankings incômodos de eficiência governamental, produtividade e competitividade. “Em todos, nosso País está no fim da lista”, lamentou.

 

 

ALCI AGRADECE

O empresário Alci Rotta Júnior, que passou o cargo para Edson Vasconcelos, agradeceu aos associados e diretores pela oportunidade de comandar a Acic. “Encerro mais um ciclo de minha vida e ele foi dos mais intensos e de grande aprendizado”. A associação comercial é a clara representação de empresários que trabalham, empreendem, querem e merecem ter um país melhor, afirmou.