Cotidiano

Pós-operação: Secretários e funcionários são exonerados

Eles são acusados de fraudar licitações de medicamentos

Ibema – O prefeito em exercício de Ibema, Paulo Pauwels, exonerou o secretário de administração, Valdir Roberto Scheifer, a secretária de saúde, Eunice Vieira de Lara Americano, e a assistente administrativa da Secretaria de Saúde, Nesia dos Santos.

Eles ocupavam cargos de confiança e, segundo o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), têm envolvimento no crime de desvio de recursos públicos do município.

Os três foram presos no dia 13 de julho pelo Gaeco, juntamente com o prefeito afastado Antônio Borges Rabel. Paralela a investigação criminal, um processo administrativo foi instaurado para averiguar denúncias de irregularidades na aquisição de medicamentos.

Conforme o Gaeco, o grupo fraudava licitações envolvendo os servidores e três empresas que forneciam medicamentos com data de validade vencida e em quantidade menor do que o adquirido.

Segundo o Gaeco, Eunice recebia propina e revendida os produtos vencidos à farmácias de Ibema. A fraude acontecia desde 2013 e estima-se que eles tenham desviado mais de R$ 1 milhão em recursos. Já em relação ao prefeito Rabel, a Câmara de Vereadores de Ibema tem até o próximo dia 9 para julgar o pedido de cassação.