Educação

Pós-graduação em Estética Invasiva abre sua 2ª turma

A especialização atraiu profissionais enfermeiros, biomédicos e farmacêuticos de toda a região oeste do Paraná

Professor Everton Padilha inicia atividades da pós-graduação
Professor Everton Padilha inicia atividades da pós-graduação

Há poucos dias, teve início na Universidade Paranaense – Unipar a 2ª turma da pós-graduação em Estética invasiva: procedimentos não cirúrgicos, ofertada na Unidade de Cascavel. A especialização atraiu profissionais enfermeiros, biomédicos e farmacêuticos de toda a região oeste do Paraná.

O coordenador da especialização, professor Everton Padilha, ministrou o módulo de abertura – Bases biológicas e imunológicas aplicadas à estética. O foco da aula foram assuntos envolvendo composição, renovação e comunicação celular, processos morfológicos e químicos, resposta imunológica, microbiota e reações alérgicas.

Entre os objetivos, Padilha debateu sobre a composição celular e as organelas que a compõe, compreensão da comunicação entre as células e as adversidades aplicadas aos procedimentos estéticos. Ainda, sinalizou a importância de reconhecer os componentes do tecido cutâneo e subcutâneo, suas características e suas respectivas funções.

O professor caracterizou as diferenças da pele, classificando quanto à origem e à função e apresentou conceitos relacionados ao sistema imune e à geração do processo inflamatório. Também descreveu as reações de hipersensibilidade, observou a inflamação em procedimentos estéticos e descreveu o envelhecimento extrínseco e intrínseco e processo de morte e estímulos celulares.