Cotidiano

Portugal quer transformar mais trinta antigas construções em hotéis

INFOCHPDPICT000062019507

RIO – Portugal está voltando a investir naqueles turistas que sonham em se hospedar em palácios, conventos, castelos e fortalezas. Numa ação conjunta entre os ministérios de Economia, Cultura e Finanças, o governo português está lançando o ?Revive?, projeto que visa a transformar em hotéis 30 construções históricas, que pertencem ao Estado e estão sem utilização. Elas serão oferecidas à iniciativa privada, via concursos públicos, e a expectativa é que a recuperação dos imóveis e sua abertura ao público aconteçam dentro de dois ou três anos.

Portugal

? Os imóveis estão vazios, desocupados, e formam um patrimônio que precisa de obras para ser preservado. Nós vamos voltar a dar vida a ele ? disse ao GLOBO a secretária de Estado do Turismo de Portugal, Ana Mendes Godinho, que esteve no Brasil, no fim de setembro, para participar da 44ª Abav Expo Internacional, em São Paulo.

Do Atlântico ao lado leste

Será a segunda leva de construções do Estado português a se transformarem em hotéis. A primeira nasceu nos anos 1940 (inspirada nos Paradores espanhóis, dos anos 1920) e foi privatizada em 2003. Trata-se da rede Pousadas de Portugal, do grupo Pestana, que tem 35 unidades. Desta vez, é diferente, já que os hotéis serão criados sob direção privada.

Segundo a secretária, o projeto prevê investimentos no valor de ? 150 milhões e vai garantir o desenvolvimento turísticos de várias regiões do país. Sim, porque entre os listados, estão imóveis que vão da cidade de Peniche (à beira do Atlântico) à de Elvas (quase na fronteira com a Espanha, no Alentejo). Coimbra, Évora , Amarante e Caldas da Rainha também entraram no ?Revive?.

As diárias de casal da rede Pousadas de Portugal, do grupo Pestana, saem hoje a partir de US$ 70.

Ano passado, Portugal recebeu 17,4 milhões de turistas estrangeiros (quase três vezes os 6,3 milhões que desembarcaram no Brasil). Do total, 600 mil eram brasileiros, o que representa uma ligeira queda sobre 2014. Para 2017, a expectativa é de crescimento, até por conta do centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima. Ana listou, na ordem, os itens que mais atraem brasileiros a Portugal:

? Gastronomia, vinícolas, patrimônio, cultura, segurança e… as raízes, é claro.