Cotidiano

Portugal apresenta documentos para beatificação de pastora de Fátima

64873126_FILE - In this Tuesday Feb 15 2005 file photo a devotee holds a picture during the fune.jpgLISBOA ? Autoridades da Igreja Católica em Portugal reuniram 15 mil páginas de testemunhos e documentos para endossarem a proposta de beatificação da Irmã Lúcia, uma das três crianças pastoras que afirmaram terem visto uma aparição da Virgem Maria na cidade de Fátima, há cem anos.

A Igreja diz que o caso da beatificação de Lúcia ? o primeiro passo para a canonização dela como santa ? será enviado à Congregação para as Causas dos Santos, uma espécie de órgão da Cúria Romana que é responsável pela análise desse tipo de processo, incluindo a constatação canônica de milagres.

A documentação foi apresentada nesta segunda-feira em um convento onde a irmã viveu desde 1948 até sua morte, aos 97 anos, em 2005.

40187682_FILE - Lucia Santos 10 left Francisco Marto 9 center and Jacinta Marto 7 are seen in Fa.jpg

Lúcia foi a única das crianças que chego à velhice ? ou mesmo à fase adulta. Os dois primos dela que também disseram que haviam testemunhado a aparição, Francisco e Jacinta, morreram de pneumonia aos 9 e 11 anos, respectivamente. Eles foram beatificados em 2000.

De acordo com o Vaticano, o papa Francisco visitará a cidade de Fátima em maio.