Economia

Porto seco de Foz cresce 41,8% puxado por exportações ao Paraguai

O crescimento foi impulsionado pela recuperação das atividades nas fronteiras que ligam o Brasil aos demais países do Cone Sul

Porto seco de Foz cresce 41,8% puxado por exportações ao Paraguai

Foz do Iguaçu – A Multilog fechou o primeiro semestre de 2021 com um saldo positivo de volume de caminhões nos portos secos administrados pela empresa em Foz do Iguaçu, Jaguarão, Santana do Livramento e Uruguaiana. O crescimento foi impulsionado pela recuperação das atividades nas fronteiras que ligam o Brasil aos demais países do Cone Sul.

No Porto Seco de Foz do Iguaçu, com o maior fluxo da América Latina, houve aumento de 41,8% de fluxo de veículos nos primeiros seis meses deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. De janeiro a junho de 2021, saíram do Porto Seco de Foz do Iguaçu 98.509 veículos, enquanto no primeiro semestre de 2020 foram 69.452.

“As exportações para o Paraguai estão em alta, em especial, cimento, para atender a uma série de grandes obras naquele país, fertilizantes e maquinário também estão sendo levados para o agronegócio. Com isso, esperamos um movimento grande de importação, com o escoamento da produção de grãos do Paraguai com destino ao Brasil”, disse Francisco Augusto Silva Damilano, gerente de Operações das Fronteiras da Multilog.

 

Perspectivas

Para o segundo semestre, a retomada econômica traz uma perspectiva otimista para o transporte rodoviário. “Sabemos que outros fatores podem impactar o tráfego nas fronteiras, como a alta do dólar, mas o segundo semestre tradicionalmente também é melhor que o primeiro. O que vemos agora, a rigor, não é crescimento ainda, mas uma retomada bastante importante, e ela se dá em todas as fronteiras que operamos”, comenta o gerente.

Além disso, a falta de chuvas também deve beneficiar os portos secos nos próximos meses. Com os rios em níveis baixos e sem perspectiva de chuvas, as barcaças não podem navegar e a produção tem que escoar por terra.

 

Demais portos

O Porto Seco de Santana de Livramento registrou um crescimento de 63% no volume de veículos de janeiro a junho de 2021 em relação ao mesmo período do ano anterior, com 5.759 veículos que passaram pela estação aduaneira.

Em Uruguaiana, no segundo maior porto seco de fronteira da América Latina, houve crescimento de 37,1% no fluxo de veículos no primeiro semestre de 2021, com 70.013 veículos. E, no Porto Seco de Jaguarão, a alta foi de 14,8%, com fluxo de 13.379 veículos.