Cotidiano

Porto de Paranaguá celebra 58 mil ações ambientais

Nesta semana em que é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho), o Porto de Paranaguá comemora a marca de 58,717 ações para controle e monitoramento ambiental. Desde 2013, quando o porto obteve a sua licença de operação, a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) já investiu cerca de R$ 70 milhões na área.

As ações incluem estudos ambientais, planos de emergência, tratamento de efluentes, coleta e destinação de resíduos sólidos, varrição de ruas e avenidas, recuperação de passivos ambientais, gerenciamento de emissões atmosféricas e de ruídos, gerenciamento de água de lastro dos navios e educação ambiental.

De acordo com o diretor-presidente da Appa, Lourenço Fregonese, estes investimentos fizeram com que o Porto de Paranaguá saltasse da 26ª posição, em 2012, no Índice de Desempenho Ambiental da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), para a 1ª colocação, em 2017, em qualidade de serviços ambientais.

“Nesta data temos muito o que comemorar. Passamos de um porto embargado e autuado em 2010 para um porto com mais de 30 licenças ambientais e exemplo nacional de conservação do meio ambiente”, declarou Fregonese.

O diretor de Meio Ambiente da Appa, Bruno da Silveira Guimaraes, explica que o monitoramento e a avaliação ambiental permanentes auxiliam na tomada de decisões corretivas e preventivas para a manutenção da qualidade ambiental portuária.

“É um trabalho com milhares de registros, dezenas de monitoramentos, centenas de relatórios gerados. São mais de 18 mil notificações em apenas um ano e que ajudaram o porto a ter um diagnóstico mais preciso da sua atuação ambiental e da evolução deste trabalho”, explica Guimaraes.

ÁGUA E FAUNA

Os portos do Paraná promoveram 17 campanhas para monitoramento da água. A coleta e análise é feita em 30 pontos da Baía de Paranaguá. Também foram realizadas 17 campanhas de monitoramento de sedimento e biota, 29 campanhas de avifauna e 44.032 monitoramentos de desembarque pesqueiro.  

“O envolvimento dos pescadores está possibilitando monitorar e quantificar a pesca nas baías de Paranaguá e Antonina”, destaca o diretor de Meio Ambiente da Appa.

O Programa de Monitoramento de Carcinofauna registrou 20 espécies de siris e caranguejos nos ecossistemas de manguezais nos arredores dos Portos do Paraná.

Já o Programa de avifauna – que identifica e acompanha as aves que habitam a região – auxilia a compreensão do processo de migração e a manutenção da qualidade local para as aves litorâneas.

ENERGIA 

Cerca de R$ 21 milhões foram investidos para a troca da iluminação tradicional por lâmpadas de LED, substituindo luminárias de 400 watts por outras de 150 watts. O investimento gerou uma economia de 16%.

RESÍDUOS 

Desde 2013, o porto conta com um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos que inclui a distribuição de caçambas para a separação correta dos resíduos e a varrição diária das vias de acesso, ruas e avenidas no entorno da área portuária, no cais do porto e nos terminais portuários. Em média, são varridas 361 toneladas de resíduos orgânicos por mês.

EMISSÕES ATMOSFÉRICAS, RUÍDOS E FUMAÇA 

O porto também desenvolveu 53 campanhas de monitoramento de ruídos, 48 campanhas de monitoramento da fumaça preta e 240 de monitoramento de emissões atmosféricas em doze pontos de Paranaguá para avaliar a qualidade do ar. Aproximadamente 5,6 mil caminhões têm suas emissões de gases de combustão monitorados. Com isso, é possível verificar as condições de regularem dos motores da frota que circula na região do porto.

RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL 

Para conscientizar e orientar a população local, foram colocadas em prática em torno de 450 ações educativas, como palestras, seminários, mutirões, capacitações ambientais, limpezas de mangue, treinamentos e oficinas em Paranaguá, Antonina e Pontal do Paraná.

Além disso, o Programa Porto Escola, que traz ao cais do porto alunos de escolas municipais, soma 7 mil crianças atendidas. Os estudantes assistem a aulas sobre meio ambiente, animais nativos da região, história e função do porto, segurança no trabalho, prevenção à dengue e recebem dicas de segurança em ferrovias e ruas.