Cotidiano

Porto de Paranaguá anuncia paralisação em áreas críticas

Paranaguá – Após três dias do início da greve de caminhoneiros, o Porto de Paranaguá já sente reflexos diretos. Em nota, a Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina) divulgou que um dos dois berços do Corredor de Exportação teve as atividades interrompidas por desabastecimento no sistema de escoamento de grãos. (Leia mais sobre a greve dos caminhoneiros na página 8)

Cerca de 2 mil caminhões entram por dia no porto durante o período de safra. Cada navio embarca cerca de 85 mil toneladas no auge da safra e, como os estoques estão baixos, o volume é insuficiente para que novas embarcações sejam carregadas.

“Já são mais de 180 mil toneladas que seriam exportadas que deixaram de dar entrada no Porto de Paranaguá, o equivalente a três navios repletos de grãos”, divulgou a Appa em nota.

Desde a terça-feira (22) a importação de fertilizantes também foi interrompida com a adesão à greve dos motoristas que fazem o transporte da carga entre o cais e os armazéns, informa a Administração dos Portos. Com isso, 25 mil toneladas deixam de ser descarregadas diariamente.

Correios suspendem Sedex

Em razão da paralisação dos caminhoneiros, os Correios suspenderam temporariamente as postagens das encomendas com dia e hora marcados (Sedex 10, 12 e Hoje). Já as postagens do Sedex tradicional e do serviço PAC (entrega não expressa) estão ocorrendo normalmente, segundo a empresa. (Leia mais sobre a greve dos caminhoneiros na página 8)

Em comunicado, a estatal informou ainda que a paralisação também tem gerado "forte impacto" e atrasos nas operações da empresa em todo o País.

"Tendo em vista comprometer a distribuição, também haverá o acréscimo de dias no prazo de entrega dos serviços Sedex e PAC [entrega não expressa], bem como das correspondências enquanto perdurarem os efeitos desta greve", destacou a empresa.

A operação dos Correios envolvem mais de 25 mil veículos, 1.500 linhas terrestres e 11 linhas aéreas que circulam pelo país de norte a sul. A empresa informa entregar mensalmente cerca de meio bilhão de objetos postais, dentre eles, 25 milhões de encomendas.