Cotidiano

Porto Alegre: Tucano reage com ironia a apoio do PCdoB a peemedebista

FullSizeRender.jpgPORTO ALEGRE ? O candidato do PSDB a prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior, reagiu nesta quinta-feira com ironia ao fato de a deputada estadual Manuela D´Ávila (PCdoB-RS), uma líder nacional do partido, ter manifestado apoio ao candidato do PMDB, Sebastião Melo, no segundo turno da disputa. Manuela e setores culturais que votaram nos candidatos Raul Pont (PT) e Luciana Genro (PSOL), deram apoio a Melo também. Ela disse ao GLOBO que fazia isso para evitar a eleição de Marchezan, que lidera a disputa, mas que faria oposição a um governo Melo.

O setor cultural se dividiu na disputa do segundo turno. Nesta quinta-feira, os programas dos partidos traziam apoio de importantes figuras da cidade.

Na tarde desta quinta-feira, Marchezan gravou o seu último programa, no Parque da Redenção, acompanhado do diretor teatral Luciano Alabarse.

? Cada um com os seus problemas. Esse (da Manuela) é um problema do Melo ? disse Marchezan ao GLOBO.

Por outro lado, Melo considerou importante o apoio que recebeu de Manuela e de outros músicos e intelectuais da capital do Rio Grande do Sul. Ele participou de almoço com Manuela e outros dirigentes do PCdoB na quarta-feira.

? São de setores da esquerda, da luta popular ? disse o peemedebista ao GLOBO.

Os dois candidatos também comentaram o clima de tensão na disputa eleitoral na cidade. A última pesquisa Ibope, divulgada na sexta-feira, mostru que Marchezan tem 57% das intenções de votos válidos e Melo, 43%.

?A gente está tentando não entrar nesse clima. Mas as inserções, são 70 ao longo do dia, são me atacando ? disse Marchezan, reagindo à crítica de que é apoiado pelo MBL (Movimento Brasil Livre). ? Eu e mais 70 candidatos pelo Brasil.

Já Melo disse que todo o apoio de setores da esquerda é bem-vindo e lembrou a morte de Plínio Zalewski, um dos seus coordenadores de campanha, na sede municipal do partido.

? Vivo a política desde 1978, quando entrei no combate à ditadura. Mas era outro momento. E acredito que o MBL tem grande importância no que esta aí ? disse ele.