Cotidiano

Porta-voz da Presidência é promovido a embaixador

BRASÍLIA Em apenas três meses de serviços prestados ao governo, o porta-voz da Presidência da República, Alexandre Parola, conseguiu ser promovido a embaixador, chegando ao ápice da carreira de diplomata. Identificado com o governo tucano de Fernando Henrique Cardoso, de quem também foi porta-voz, Parola ficou na ?geladeira? do Itamaraty desde 2008, quando havia recebido sua última promoção, ainda no segundo mandato de Lula, como ministro de segunda classe. A promoção foi anunciada ontem e será efetivada ainda este mês.

Outro desafeto do governo petista que ganhou um upgrade na gestão de Michel Temer foi o diplomata Eduardo Saboia, que organizou a fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina para o Brasil, em 2013. A saída da Bolívia de Molina, que era opositor ao presidente Evo Morales ? um aliado de Dilma Rousseff ? contou com o auxílio do senador tucano Ricardo Ferraço (PSDB-ES). Após a Corregedoria do Itamaraty concluir sindicância sobre quebra de hierarquia e sua responsabilidade no caso, Eduardo Saboia foi penalizado com uma suspensão por 20 dias.

A repercussão do caso acabou levando a então presidente Dilma a substituir Antonio Patriota por Luiz Alberto Figueiredo no cargo de chanceler.

Saboia também foi promovido de ministro para embaixador.

As promoções de diplomatas ocorrem duas vezes por ano, em junho e em dezembro, por ato do presidente da República. Além de seguir requisitos objetivos, como tempo de efetivo exercício e anos de serviços prestados no exterior, entre outros, também é levado em conta o ?merecimento?, um critério mais subjetivo, a ser avaliado pelo ministro de Relações Exteriores, atualmente o tucano José Serra.