Cotidiano

PorkExpo foca a suinocultura sustentável

Prêmio Melhores do Ano da Revista Pork, que vai homenagear personalidades de destaque em 2016 em 14 categorias

Foz – Técnicos, criadores e especialistas participam nesta semana, no Recanto Cataratas, em Foz do Iguaçu, da oitava edição do PorkExpo, um dos maiores eventos da suinocultura no mundo. A programação foi aberta ontem e prossegue até amanhã. A expectativa dos organizadores é de que o congresso reúna mais de 20 mil participantes. O evento reúne comitivas de 40 países. O debate central é a suinocultura sustentável.

A programação oferece congresso técnico com 40 palestras; PorkSummit com especialistas em mercado nacional e internacional; Feira de Negócios com empresas dos setores de equipamentos, genética, nutrição, processamento, reprodução, instalações e saúde animal; reuniões técnicas de empresas; trabalhos científicos; Prêmio Melhores do Ano da Revista Pork, que vai homenagear personalidades de destaque em 2016 em 14 categorias.

Os participantes debatem os rumos do segmento em um panorama econômico brasileiro e mundial complexo. A suinocultura nacional deve obter crescimento de 2% no Valor Bruto da Agropecuária em 2016 e as exportações vão ultrapassar 600 mil toneladas. A elevação da produção de carne suína, mesmo com as perdas causadas pelos altos custos das granjas, não deve ficar abaixo de 3%, ultrapassando as 3,7 milhões de toneladas em 2016.

Os números resultam da reação nos preços da arroba nos principais estados produtores, de um milho mais barato e um modelo produtivo pautado em plantel de 2,1 milhões de matrizes, aumento de produtividade e peso final ao abate, além de consumo ultrapassando os 15,1 quilos por habitante ao ano registrados no ano passado. Um cenário mais confortável do que os vividos pelos suinocultores desde a metade de 2015.