Cotidiano

Por um trânsito melhor

 

A propósito do mês que pede a conscientização no trânsito, o Consamu (Consórcio Intermunicipal de Saúde – Samu Oeste) faz um alerta a respeito do número de acidentes na cidade e as consequências no sistema de urgência em toda a região.

“Samu, Siate, UPAs e principalmente o HU estão sobrecarreado com muitos feridos, o que gera alta taxa de ocupação de leitos, inclusive nas UTIs”, afirma o diretor técnico do Consamu, Rodrigo Nicácio.

Diante de toda a demanda, frequentemente macas de ambulâncias dos serviços ficam retidas nas unidades de saúde do município, até que uma vaga seja liberada para o atendimento de vítimas.

O diretor técnico do Consamu cita as principais situações que provocam acidentes de trânsito. “Negligência, imprudência, excesso de velocidade, consumo de álcool e uso do celular são os responsáveis por mais de 75% dos acidentes”, afirma Nicácio.

Respeito às leis

Como forma de orientar sobre o amplo respeito à legislação, à sinalização e ao trânsito seguro, o Consamu produziu um folder com títulos de matérias que retratam tragédias em ruas e estradas de Cascavel e região. O material traz ainda uma mensagem para reflexão: O Trânsito é feito por você. Repense suas atitudes por um trânsito melhor.

Romulo Grigoli

Folder Consamu