Esportes

Por um milésimo de segundo

Amazona de 20 anos de idade e que há 12 anos coleciona medalhas das mais diferentes provas e das mais distintas localidades do País, a cascavelense Bárbara Kopp viveu um fato inusitado em sua última competição: venceu o rodeio de Cruzeiro do Oeste por um milésimo de segundo de diferença do tempo da segunda melhor colocada.

“As provas geralmente são bastante acirradas, algumas reúnem mais de 300 meninas. Por isso o tempo é contado até a terceira casa depois da vírgula e registrado por cronômetro e fotocélula”, explica a jovem, que em sua última contagem de medalhas passou de 120, há alguns anos.

Bárbara compete na prova de três tambores (competição em que as competidoras precisam circular os tonéis em menor tempo possível) e dedica grande parte de seu tempo para os treinos. Até julho deste ano, ela morava em um haras em Terra Roxa para poder passar mais tempo com sua égua Quarto de Milha chamada Creek Jay Dee, de nove anos.

O nome do animal não tem um significado especial, é apenas a junção dos nomes do garanhão e da égua que a originaram, como um nome e sobrenome. Já passar as manhãs e as tardes com sua montaria faz a diferença nas competições. “Tem que ter uma sintonia, uma parceria. Então, quanto mais tempo passamos juntos é melhor”, explica Bárbara.

 

Agenda cheia

No rodeio de Cruzeiro do Oeste, Bárbara avançou à final na segunda posição, mas decisão fez o melhor tempo de toda a prova (14s252) e foi campeã com o tempo total de 43s690 contra 43s691 da segunda colocada. Foi o segundo título seguido da cascavelense, que no fim de semana anterior havia vencido a 1ª etapa do Campeonato Paranaense em Maringá. Neste sábado e domingo ela competirá “em casa”, pela 2ª etapa do 4º Campeonato Expovel, no Parque de Exposições Celso Garcia Cid.