Cotidiano

'Por que você não juntou os joelhos', perguntou juiz a vítima de estupro

Camp.jpg

RIO – Um juiz no Canadá está sendo investigado depois de perguntar a uma vítima de estupro “por que você não pôde simplesmente manter seus joelhos juntos?”. Por sua conduta, o magistrado Robin Camp foi afastado temporiariamente dos tribunais, mas ele ainda pode ser demitido.

Links juiz estupro

O episódio aconteceu em 2014, quando Camp conduziu o julgamento de Scott Wagar, acusado de estuprar uma mulher de 19 anos sobre a pia de um banheiro durante uma festa em Calgary, a terceira maior cidade do Canadá.

Além de diversas vezes se referir à jovem como “a acusada”, e de perguntar por que ela não manteve os joelhos juntos, o juiz ainda quis saber “por que você não abaixou o traseiro no bidê para ele não conseguir te penetrar?”

Camp absolveu Wagar, mas a decisão foi anulada e o acusado agora está enfrentando um novo julgamento. Já o juiz está sendo investigado pelo Conselho Judiciário do Canadá, que nesta segunda-feira divulgou uma nota na qual informa que o magistrado reconheceu o erro e pediu desculpas.

O juiz foi obrigado a fazer um treinamento e a participar de reuniões com o objetivo de “melhorar o seu entendimento da lei, o contexto social da violência sexual e o impacto psicológico do ataque sexual”, de acordo com o comunicado. Ainda assim, ele vai ser julgado numa série de audiências em setembro, quando o conselho decidirá se Camp será demitido ou não.