Cotidiano

Por que o Brexit tem abalado o mercado financeiro?

BRITAIN-EU-POLITICSRIO – No próximo dia 23, os britânicos decidirão, em referendo, sobre a permanência do Reino Unido na União Europeia. O chamado Brexit tem abalado mercados. Entenda o que está para acontecer e as possíveis consequências da votação.

O QUE É BREXIT?

É como vem sendo chamada, informalmente, a possível decisão do Reino Unido de deixar a União Europeia (UE).

QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS?

Não se sabe ainda. Os defensores da saída dizem que será possível pôr fim à livre circulação de pessoas e, ao mesmo tempo, manter o acesso ao livre mercado europeu. Os que querem ficar na UE afirmam que isso não é certo e que os acordos comerciais provavelmente seriam revistos.

QUEM DEFENDE A SAÍDA?

O Partido da Independência (Ukip), que obteve 13% dos votos nas últimas eleições gerais. Metade dos parlamentares do Partido Conservador (governista), e alguns membros do Partido Trabalhista, também são a favor.

QUEM DEFENDE FICAR?

O premier, David Cameron, apesar de seu partido ter oficialmente uma postura neutra. Os trabalhistas, os nacionalistas escoceses (SNP) e o Partido Liberal Democrata também.

QUAL É O IMPACTO SOBRE A ECONOMIA?

Com o Reino Unido fora da UE, teme-se que a libra se desvalorize frente ao euro e ao dólar e que as grandes instituições financeiras troquem Londres por Paris ou Frankfurt, levando empregos e recursos.