Cotidiano

Por onde anda Melania? Primeira-dama não é vista desde a posse

64452150_US President Donald Trump and first lady Melania Trump attend the Freedom Ball in honor.jpgWASHINGTON/NOVA YORK – Melania Trump tem hoje o papel de uma das mulheres mais importantes nos EUA. Com uma ala própria na Casa Branca para trabalhar, ela não foi vista por lá. Um único questionamento é feito enquanto seu marido, o presidente Donald Trump, acumula controvérsias no cargo: por onde ela anda? Especialistas têm agora quase certeza de que ela será uma consorte muito discreta na função.

Antes de Trump tomar posse, foi revelado que ela e o filho Barron, de 10 anos, ficariam durante a semana em Nova York, na residência da família na luxuosa Trump Tower. Ao começar a função de primeira-dama, Melania apareceu vestida elegante na cerimônia de posse e no baile inaugural, mas depois sumiu.

Até o momento, Melania convocou para a Ala Leste (onde fica seu escritório) uma conselheira sênior: Stephanie Winston Wolkoff, uma planejadora de festas. Seu único plano delineado foi o lançamento de uma campanha contra o bullying virtual. 2016 951128833-2016 950514874-201611090716272750_AFP.jpg_20161109.jpg_201611.jpg

Mas vários cargos-chave da equipe de Melania ainda não foram preenchidos, incluindo chefe de gabinete, diretor de comunicação e secretário de imprensa. Muito diferente de Michelle Obama, que manteve um enorme aparato de comunicação e vários projetos durante a Presidência do marido, Barack.

? Há uma expectativa pública para a comunicação, e ela não está fornecendo isso. Ela não parece ter vontade de moldar uma imagem, apesar do interesse público ? disse ao “Washington Post” a cientista política Lauren Wright, especialista em presidentes. Melania Trump

Mas ela também pouco aparece nas redes sociais: a conta @POTUS, do presidente, tuitou um agradecimento a sua família, com foto de sua esposa sorrindo. Melania, por sua vez, não mandou qualquer outra mensagem desde que se disse “profundamente honrada” de assumir a função de primeira-dama. Curioso para a relevância que ganhou no cenário mundial.

Durante a transição, especulou-se que Ivanka, filha mais velha de Trump, assumisse a função de primeira-dama. Até o momento, ela apareceu pouco, mas seu marido, Jared Kushner, é um dos assessores de mais alto escalão do presidente (o que já gerou acusações de nepotismo).

? Cada primeira-dama assume o papel e torna-o seu. Isso evolui ao longo do tempo ? disse a ex-secretária social da Casa Branca Ann Stock.

Michael D’Antonio, biógrafo de Trump, afirma que Melania “parecia ansiosa para preservar sua privacidade” quando o magnata a conheceu.

? Eu espero que ela seja delicada quando agir como primeira-dama, mas não ficaria surpreso se ela se limitar a um compromisso mínimo para com o papel.64451398_WASHINGTON DC - JANUARY 20 President Donald Trump introduces first lady Melania Trump a (1).jpg