Cotidiano

Por descentralização, Doria transfere Virada Cultural para autódromo

SÃO PAULO ? O prefeito eleito de São Paulo, João Doria, anunciou hoje que a Virada Cultural deixará o centro de São Paulo, onde foi realizada nos últimos onze anos, e irá para o Autódromo de Interlagos, onde continuará sendo realizada por 24 horas.

Segundo Doria, a medida serve para descentralizar a Virada. Na edição de 2016, a Virada Cultural esteve em 28 ruas, 10 CEUs (Centros Educacionais Unificados) e cinco palcos externos montados em bairros nas zona sul, leste e norte. O evento foi criado em 2005, durante a gestão de José Serra, com o objetivo de promover a reocupação do centro de São Paulo.

? O convívio [com o centro] as pessoas podem ter naturalmente todos os dias, não é preciso esperar a Virada Cultural para conviver com o centro da cidade e com os equipamentos culturais que o centro disponibiliza. A Virada Cultural é uma atividade de lazer, de entretenimento, de convívio, de confraternização, isso estará absolutamente preservado ? afirmou Doria.

Segundo Doria, a partir de 2017, o Autódromo de Interlagos receberá os eventos com ?segurança, funcionalidade e acessibilidade?. O prefeito eleito garantiu que haverá sistema de transporte de trens e ônibus para a região do autódromo, na zona sul. A ideia, de acordo com Doria, é garantir à população segurança e a ?ordenação do lazer positivo?. Além da Virada Cultural, o prefeito anunciou que as Viradas Culturais nos bairros serão realizadas em datas distintas e com 12 horas de duração.

Durante a campanha, Doria afirmou que planeja privatizar o Autódromo de Interlagos. Hoje, o prefeito eleito afirmou que a ideia permanece mas, até lá, o autódromo será utilizado pela administração pública. Doria disse que espera que o Autódromo de Interlagos seja privatizado em 2018.

? O autódromo será privatizado e mesmo antes da privatização será palco também para eventos públicos além de preservar sua função como autódromo e cartódromo ? disse.

*Estagiário, sob supervisão de Flávio Freire