Cotidiano

Por declaração polêmica em debate, Cidinha chama Freixo de ?cafajeste?

Sofia Frank 4.jpegRIO ? ?Cidinha, você não gosta de mim, mas sua neta gosta?. A frase, de Marcelo Freixo (PSOL) no debate dos candidatos a prefeito do Rio desta quinta-feira na TV Globo, arrancou risos da plateia mas desagradou a deputada estadual e candidata a vice-prefeita pela chapa de Pedro Paulo (PMDB), Cidinha Campos (PDT). Por telefone, na tarde desta sexta-feira, Cidinha chegou a chamar Freixo de ?cafajeste?, e disse que achou ?feio? Freixo citar a neta da candidata, Sofia Frank, em uma disputa política. Cidinha, no entanto, disse que respeita a decisão de Sofia de apoiar Freixo.

? Ela sempre ia na Alerj (Assembleia Legislativa) comigo, quem apresentou o Freixo a ela fui eu. Como muitos jovens, ela se encantou pelo discurso do PSOL. Eu acho um erro, eles são muito convincentes, eles fazem uma espécie de lavagem cerebral e eu lamento a escolha dela, mas eu respeito.

Sofia, de 16 anos, mora na Inglaterra há cerca de um ano e meio e, segundo a avó, ela não vem ao Brasil para votar nestas eleições. Mas usou as redes sociais para declarar o seu apoio ao candidato do PSOL. Na tarde desta sexta ela disse, em um post no Facebook em que aparece em foto com Cidinha, que ?não tem drama?, e que a avó respeita as escolhas políticas dela. ?Quem nunca teve uma opinião política divergente da de sua família? Não tem polêmica alguma, tenho todo o direito de apoiar o candidato e o partido de minha escolha, independente das escolhas da minha avó.?

Cidinha ainda disse que foi ela mesma quem ensinou a adolescente a ter senso crítico, e que acha bom que Sofia se envolva no debate político, que sempre foi estimulado em família.

? Eu recebi a decisão dela de apoiar o Freixo com respeito, porque quem ensinou ela a ser assim fui eu, a culpada dela ter esse espírito crítico sou eu (risos).

Sofia ainda tem outros posts de cunho político nas redes sociais, nos quais exibe fotos de apoio à ex-presidente Dilma Rousseff, cartazes em atos ?Fora Temer? e até, em um deles, uma foto de um muro grafitado com dizeres contra o candidato da chapa da avó, Pedro Paulo, que diz: ?Pedro Paulo bate em mulher?. Na foto, o comentário de Sofia é: ?Espancador de mulher não pode ser prefeito do Rio?.

Em nota, a campanha de Marcelo Freixo comentou as ofensas dirigidas a ele por Cidinha Campos: ?A candidata a vice do PMDB não soube manter a compostura e interrompeu todas as falas de Marcelo Freixo durante o debate. Na única vez em que se dirigiu a ela, Freixo comentou, de forma absolutamente respeitosa, que sua neta apoia sua candidatura?. Disse o candidato,que ainda afirmou que ofensas pessoais entre candidatos não são assunto de interesse do eleitor carioca.